Bruch despede-se da Câmara com reflexão e agradecimentos

DSC01225A última sessão do primeiro semestre marcou a despedida do vereador Wilson Bruch, que por 30 dias esteve na vaga cedida pelo titular Jair Pedri. A reunião de ontem, 16, foi prestigiada por Pedri e também por correligionários do PSDB, entre os quais o secretário do Desenvolvimento Regional e presidente da sigla no município, Lio Tironi.

“Passados 30 dias de minha posse, tenho a impressão de que se passaram somente dois dias, a posse e a despedida”, disse Bruch, acrescentando que, porém, neste período “muita coisa aconteceu”. Referia-se às manifestações registradas em todo o país, inclusive na cidade, para ele, demonstração legítima e democrática com dois grandes significados, o da “indignação e da mobilização do povo”.

“O primeiro fato, triste pelo seu motivo. O inconformismo e a insatisfação pela ineficiência e ineficácia do poder público no seu principal objetivo: o de servir ao povo. O segundo fato, maravilhoso e de um poder nunca antes imaginado. A tecnologia através das redes sociais permitindo que as pessoas possam trocar opiniões e descobrir que podem sim mudar o mundo”.

Wilson Bruch fez críticas aos sistemas político, tributário e penal, que considera falhos e frágeis e à impunidade em todos os níveis e organizações. “Pode-se dizer que chegamos quase a falência de nossas instituições, colocando em perigo a estabilidade política e social e a liberdade individual e a própria democracia”, declarou. Para ele, a solução está nas mãos de cada cidadão quando da escolha dos seus representantes e na participação, cobrança e mobilização do povo.

O vereador disse que a passagem na Câmara ficará profundamente marcada em sua memória. “Neste período aprendi, e muito. Não basta querer ser vereador. Tem que estar preparado. O vereador deve entender de leis e suas nuances.  Abomino a demagogia, os discursos vazios e a falta de vontade e disposição de através do diálogo buscar soluções. Além de fiscais e legisladores, temos como obrigação buscar soluções”, afirmou.

Bruch disse que, fora da Câmara, continuará comprometido com bandeiras como educação, segurança, mobilidade e acessibilidade urbana, “e por uma nova causa que resolvi acompanhar: a dos loteamentos irregulares e em áreas de risco”.

Ele também agradeceu os 1006 votos de confiança, aos gestores da Weg, pela ausência na empresa para se dedicar ao mandato, aos colegas de trabalho, das sociedades de tiro, aos vereadores e servidores, aos funcionários do gabinete, ao prefeito e vice-prefeito e equipe da Prefeitura, à imprensa, aos dirigentes do PSDB e ao vereador Jair Pedri, “que de uma forma simples e grandiosa, mostrou que se pode fazer um partido com a participação de todos. Jair, muito obrigado pela oportunidade. Valeu cada instante”. Agradeceu, por fim, a sua família, “pelo apoio, incentivo e cobranças”. A esposa de Bruch, Anelore, assistia a sessão. “E Deus, que através do seu amor nos dá o caminho do paraíso. Deus eu te amo, minha vida está em suas mãos”.