Câmara antecipa recursos para entidades esportivas

vereador Jean Leutprecht (PCdoB)

A Câmara de Vereadores vai destinar mais de R$ 200 mil do seu orçamento para entidades esportivas do município. O projeto de lei que faz a transferência dos recursos foi aprovado de forma unânime pelo plenário nesta quinta-feira, 13.

A transferência dos recursos da Câmara para as entidades só é possível porque o Legislativo antecipou a sobra do seu orçamento ao Executivo. A Prefeitura, por sua vez, envia o projeto à Câmara, relacionando as entidades.

Associação Desportiva de Voleibol, Clube Escolar Evangélico Jaraguá, Clube de Canoagem Kentãqui, Clube Recreativo Jaraguá, Associação Jaraguaense dos Incentivadores da Natação, Associação Cultural, Social, Desportiva e Eventos Yamabushi, e Clube Xadrez Jaraguá são os beneficiados.

No total, o projeto repassa R$ 310,7 mil para promover o incentivo ao esporte jaraguaense, dos quais R$ 110 mil do excesso de arrecadação da Prefeitura e R$ 200,7 mil do orçamento da Câmara de Vereadores. “A Câmara não mediu esforços, e atendeu ao pedido da Fundação de Esportes”, comentou o presidente, Jaime Negherbon.

“Sabemos da dura e árdua tarefa dos nossos técnicos, que lutam para oferecer um trabalho de base para atletas e que fazem a diferença na vida das crianças envolvidas nestas atividades”, comentou a vereadora Natália Lúcia Petry, que solicitou para o projeto ser incluído na pauta de votação.

Ela também pediu os repasses sejam enviados à Câmara com maior antecedência, visto que as ações vêm sendo desenvolvidas ao longo do ano, e o projeto deve anteceder as despesas.

Jean Leutprecht solicitou que a administração regulamente o Fundo Municipal de Desportos, que estabelece critérios para os repasses. Ele também sugeriu que os vereadores conversem com o Executivo para incluir no orçamento do município para 2012 a rubrica para que as entidades possam receber os recursos também no próximo ano.

O vereador Afonso Piazera Neto destacou que o repasse neste exercício só é possível graças a harmonia entre os Poderes.

Britador

Em outra ação em prol da comunidade, o Legislativo vai antecipar recursos do seu orçamento para que o município adquira um britador móvel para a Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Uma indicação de autoria dos vereadores Amarildo Sarti e Jaime Negherbon aprovada pelo plenário reforça a iniciativa.