Vereador Jaime Negherbon (PMDB)

Câmara apela ao governador por mais funcionários na Polícia Civil

Vereador Jaime Negherbon (PMDB)

Os pedidos de mais funcionários e ampliação da estrutura física na Polícia Civil voltaram a ser levantados na Câmara. O vereador Jaime Negherbon teve aprovada, na sessão desta terça-feira, 5, moção reforçando os pleitos ao governador Raimundo Colombo, e ao secretário estadual de Segurança Pública, César Grubba, com quem manteve audiência em Florianópolis no mês de fevereiro para cobrar providências.

Além deles, o documento segue para as mãos do diretor geral Fernando Rodrigues de Menezes, e para o delegado geral de Polícia Civil Aldo Pinheiro D’Ávila.

Segundo Negherbon, o IML está sem atendimento e faltam funcionários até no setor de limpeza. No setor de identidade, o serviço fica a cargo de estagiários e é restrito a dez atendimentos dia, através de senha. O vereador também disse que conversou com o deputado estadual Carlos Chiodini e que serão contratados quatro estagiários para ajudar no atendimento.

Apoiadora da iniciativa, a vereadora Natália Petry defendeu uma ação mais contundente, envolvendo não apenas parlamentares (vereadores e deputados), mas entidades organizadas como Acijs, no sentido de cobrar o retorno dos impostos em investimentos, e principalmente o governo do Estado, a quem compete a segurança pública. A vereadora também sugeriu, como medida primeira, uma reunião com o delegado Uriel Ribeiro, para que venha na Câmara pormenorizar a situação.

“Que façamos uma ação no sentido de mobilizar a comunidade, a exemplo do que foi feito com a Polícia Militar anos atrás. Embora a PM tenha deficiências, está muito além da estrutura da Polícia Civil”, relatou a vereadora.

O vereador José Osório de Ávila reforçou os pleitos, afirmando que a estrutura física e de equipamentos está sucateada.  “A situação é precária e as reclamações são constantes. Ano passado ainda tinha médico legista no IML. Quando falecia uma pessoa era dado atestado de óbito. Hoje a comunidade está com um problema sério, porque o hospital não dá atestado para quem falece nas residências”, comentou.

Segundo o vereador Jean Leutprecht, a Delegacia de Jaraguá do Sul é a menor do Estado entre municípios do mesmo porte. “Neste momento, temos o governador do mesmo partido da prefeita. Se antes não havia uma boa relação entre o DEM e o PMDB, neste momento isto não acontece. Já é o terceiro governo seguido do mesmo grupo. E não tem justificativa para não fazer. O que está acontecendo é um descaso com a população de Jaraguá do Sul”, criticou.

Para ele, “este também é um assunto que devemos estar brigando, junto com Acijs, CDL, sindicatos, mas acima de tudo a administração municipal tem obrigação de cobrar providências. Se for o caso, que se retire os profissionais da Prefeitura cedidos ao Estado. Se fizer isto, para o serviço do Estado no município”, disse.