Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Vereador Jaime Negherbon (PMDB)

Câmara apela ao governador por mais funcionários na Polícia Civil

COMPARTILHE

Vereador Jaime Negherbon (PMDB)
Vereador Jaime Negherbon (PMDB)

Os pedidos de mais funcionários e ampliação da estrutura física na Polícia Civil voltaram a ser levantados na Câmara. O vereador Jaime Negherbon teve aprovada, na sessão desta terça-feira, 5, moção reforçando os pleitos ao governador Raimundo Colombo, e ao secretário estadual de Segurança Pública, César Grubba, com quem manteve audiência em Florianópolis no mês de fevereiro para cobrar providências.

Além deles, o documento segue para as mãos do diretor geral Fernando Rodrigues de Menezes, e para o delegado geral de Polícia Civil Aldo Pinheiro D’Ávila.

Segundo Negherbon, o IML está sem atendimento e faltam funcionários até no setor de limpeza. No setor de identidade, o serviço fica a cargo de estagiários e é restrito a dez atendimentos dia, através de senha. O vereador também disse que conversou com o deputado estadual Carlos Chiodini e que serão contratados quatro estagiários para ajudar no atendimento.

Apoiadora da iniciativa, a vereadora Natália Petry defendeu uma ação mais contundente, envolvendo não apenas parlamentares (vereadores e deputados), mas entidades organizadas como Acijs, no sentido de cobrar o retorno dos impostos em investimentos, e principalmente o governo do Estado, a quem compete a segurança pública. A vereadora também sugeriu, como medida primeira, uma reunião com o delegado Uriel Ribeiro, para que venha na Câmara pormenorizar a situação.

“Que façamos uma ação no sentido de mobilizar a comunidade, a exemplo do que foi feito com a Polícia Militar anos atrás. Embora a PM tenha deficiências, está muito além da estrutura da Polícia Civil”, relatou a vereadora.

O vereador José Osório de Ávila reforçou os pleitos, afirmando que a estrutura física e de equipamentos está sucateada.  “A situação é precária e as reclamações são constantes. Ano passado ainda tinha médico legista no IML. Quando falecia uma pessoa era dado atestado de óbito. Hoje a comunidade está com um problema sério, porque o hospital não dá atestado para quem falece nas residências”, comentou.

Segundo o vereador Jean Leutprecht, a Delegacia de Jaraguá do Sul é a menor do Estado entre municípios do mesmo porte. “Neste momento, temos o governador do mesmo partido da prefeita. Se antes não havia uma boa relação entre o DEM e o PMDB, neste momento isto não acontece. Já é o terceiro governo seguido do mesmo grupo. E não tem justificativa para não fazer. O que está acontecendo é um descaso com a população de Jaraguá do Sul”, criticou.

Para ele, “este também é um assunto que devemos estar brigando, junto com Acijs, CDL, sindicatos, mas acima de tudo a administração municipal tem obrigação de cobrar providências. Se for o caso, que se retire os profissionais da Prefeitura cedidos ao Estado. Se fizer isto, para o serviço do Estado no município”, disse.