Câmara aprova contas da Prefeitura de 2010

vereador Justino da Luz (PT)

As contas da Prefeitura de Jaraguá do Sul relativas ao exercício financeiro de 2010 foram aprovadas pela Câmara de Vereadores na sessão desta terça-feira, 22, destinada à votação exclusiva do Projeto de Decreto 1, de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa.

A votação foi protocolar, com manifestação somente dos vereadores Ademar Possamai e Justino da Luz. Integrante da Comissão de Finanças e Orçamento, Possamai disse que nos últimos anos acompanhou e participou de votação de contas das gestões, submetidas pelo município ao Tribunal de Contas do Estado.

“Esta é uma que não foge a regra. O tribunal sempre aponta irregularidades, alguns registros indevidos em contas, trocas de contas. Mas normalmente a gente não vê nenhuma aberração praticada com relação ao manuseio do recurso público”, comentou.

Segundo ele, o TCE encaminhou uma série de documentos à Câmara de Vereadores, entre os quais sobre as irregularidades apontadas. No entanto, todas esclarecidas pela administração. “Tanto que o tribunal deu parecer favorável, com algumas ressalvas”, acrescentou.

Entre as irregularidades, o vereador citou o não cumprimento do percentual do Fundeb a ser investido pelo município. A exigência legal é de 95% e o percentual ficou em 94,37%. “Mas, por outro lado, entende-se que uma parte dos recursos foram liberados ao município no fim de dezembro. Isto inviabiliza a aplicação imediata do recurso porque ele também requer aplicação com planejamento”, emendou, informando que os recursos foram empenhados para o exercício seguinte.

O vereador Justino da Luz também manifestou o voto favorável, diante da análise das comissões e do Jurídico da Casa. No entanto, disse que não concorda com a maneira de administrar do atual governo e que continuará fiscalizando e fazendo as denúncias aos órgãos competentes.

As contas receberam os dez votos possíveis, incluindo do presidente Ademar Winter, que se manifesta neste tipo de matéria. O vereador Jean Leutprecht estava ausente, em razão de viagem a Brasília representando a Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu). A votação ocorreu em turno único.