Câmara aprova criação do Instituto de Planejamento

A criação da Fundação Instituto de Planejamento de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul – Ipplan foi aprovado em primeiro turno de votação na sessão desta terça-feira, 14. A proposta recebeu os nove votos possíveis – a vereadora Natália Lúcia Petry está de atestado médico em razão de um procedimento cirúrgico nos pés.

vereador Ademar Possamai (DEM)

O vereador Ademar Possamai comentou ter sido este um pedido feito a prefeita Cecília Konell no início da atual administração, e que fica satisfeito de vê-lo concretizado. “Qualquer cidade só pode crescer se tiver horizonte”, declarou, comentando que, via de regra, as administrações são personalistas, com focos distintos. “E com o instituto de planejamento damos um passo importante para crescer, com base em ideias, em propostas”, completou.

Francisco Alves seguiu na mesma linha, defendendo a implantação não somente de projetos, com “início, meio e fim”, mas de programas em caráter permanente. Segundo ele, a população está pagando um preço muito alto devido a falta de planejamento, citando a mobilidade urbana, “um exemplo claro e sentido por todos”. “As trocas de governo, se por um lado impedem a perpetuação dos mesmos grupos no poder, por outro tem significado uma ruptura de programas e ações públicas”, sustentou.

Conforme Alves, a bancada do PT “espera que a administração municipal ultrapasse a mera formalização legal e consiga criar o instituto efetivamente. Digo isto citando outra promessa de campanha deste governo, as Casas da Cidadania, que nós vereadores aprovamos, mas que não há evidências de que se transformará em ação concreta para nossa comunidade”.

O vereador Jaime Negherbon citou exemplos de obras paralisadas com as trocas de governo em prejuízo da população. Justino da Luz, por sua vez, lembrou que, “apesar de estar no plano de governo da prefeita”, a implantação do instituto foi incluído no PPA (Plano Plurianual) 2009-2013 através das emendas feitas pela bancada do PT e em seguida subscrita por todos os vereadores, resultado do PPA Participativo.

Para Afonso Piazera Neto, uma cidade pode se desenvolver ou pode crescer. “E Jaraguá do Sul cresceu”, disse, informando que a criação do instituto visa regulamentar um artigo do Plano Diretor. Segundo ele, o processo foi concluído, mas falta a aprovação das leis complementares que possibilitem ao município atuar conforme as diretrizes nela expostas. “Voto favorável e tenho certeza de que não é somente aspiração nossa. A sociedade em geral está pedindo para fazer com que o grupo trabalhe permanentemente, pensando a cidade”, sustentou.

O projeto ainda passa por segunda votação antes de ser devolvido ao Executivo. A bancada do PT e PC do B protocolaram emendas, que devem ser apreciadas na última votação.