Câmara aprova projeto de reflorestamento

De iniciativa do vereador Jaime Negherbon, o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a plantar uma árvore com o nome e data de nascimento de cada criança que nascer no município, foi aprovado em primeira votação pela Câmara de Vereadores.

O propositor Jaime Negherbon defendeu a importância do projeto, afirmando que devido às enchentes e deslizamentos de terra enfrentados em 2008 e 2011, a medida seria uma forma de preservação ambiental e arborização da cidade. Ele apresentou alguns dados que afirmam o nascimento de aproximadamente 2.400 crianças por ano em Jaraguá do Sul. “Em 20 anos, teremos em torno de 50 mil árvores plantadas, transformando nosso município mais verde, sendo referência para Santa Catarina e até para o Brasil”. Negherbon defendeu que o projeto não vai gerar custos para o Executivo, pois já existe uma iniciativa que dispõe de mudas gratuitas à disposição da população.

De acordo com o texto do projeto, a regulamentação fica sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura ou Fujama, que deverão manter contato com as maternidades e cartórios para obtenção de dados de crianças recém-nascidas. Os locais para o plantio serão determinados pelo órgão responsável.

Justino da Luz comentou sobre os mais de 400 terrenos que estão sendo desapropriados pela Defesa Civil e disse que a plantação de árvores poderia dar início a partir destas áreas que apresentam risco para a população, através de uma parceria.

vereador Ademar Possamai (DEM)

O vereador Ademar Possamai disse apoiar a iniciativa, mas sugeriu uma modificação no texto do projeto, com relação ao nome da criança estar contido na árvore. Ele justificou que devido às áreas com terrenos não muito férteis, a árvore pode não crescer e seria feita uma associação negativa com o nome exposto. Assim como ele, Isair Moser compartilha da ideia de não haver nomeação na planta.

Amarildo Sarti fez menção ao projeto de lei que institui o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), que está em fase de discussão e tramitação na Câmara. Ele avaliou que a iniciativa de Negherbon poderia ser incorporada a este projeto. Sarti afirma que o PSA só vai atender a toda a sociedade se proporcionar o reflorestamento de todas as áreas do município, sejam rurais ou urbanas. Segundo o vereador, o planejamento já está sendo feito através da Secretaria de Agricultura, Fujama e promotoria do Meio Ambiente, mas ele aponta que uma das dificuldades é a relação com a natureza. “A sua iniciativa é louvável porque determina o número de árvores plantadas em Jaraguá do Sul. Mas na natureza algumas coisas prosperam e outras não. Então não vamos poder estar dizendo que tem adubo e esterco para tratar a árvore, porque ela vai estar inserida em um contexto em que nem sempre a acessibilidade é completa, que nem sempre se tem mão de obra e pessoal adequado. Então precisamos necessariamente, pensar como um projeto macro”.

O vereador Justino da Luz propôs ao vereador Jaime que apresente uma emenda com algumas alterações no projeto.