Câmara aprova projeto voltado ao esporte

vereadora Natália Lúcia Petry (PSB)

Na sessão de ontem, 8, foi aprovado em primeira votação, o projeto de lei de autoria do Executivo Municipal, através da FME (Fundação Municipal de Esportes), que tem o intuito de conceder recursos financeiros à Associação Desportiva Olympia, ADJ (Associação Desportiva Jaraguá) e Associação Catarinense de Tae Kwon Do.

O repasse visa contemplar a execução dos projetos de cada entidade, custeando as despesas com a manutenção das atividades. A vereadora Natália Petry comentou que pediu vistas do projeto para poder analisar e fazer considerações acerca do projeto. Antes do início da sessão, os vereadores se reunir com o presidente da ADJ, Sérgio Silva e o presidente da FME, Márcio Feltrin, para esclarecer dúvidas com relação aos repasses. Natália afirmou que concorda com os demais vereadores que tinham questionamentos sobre os projetos, mas reconheceu a dificuldade do esporte no município. “Temos a obrigação de zelar pelas entidades e pessoas que trabalham com afinco para desenvolver atividades culturais e esportivas, uma série de ações que são feitas por pessoas que se empenham voluntariamente porque simplesmente gostam. Como é o caso das pessoas que fazem, há muitos anos, um trabalho sério no esporte de Jaraguá do Sul”.

A vereadora pontuou a questão do projeto do Fundo do Esporte. De acordo com ela, as entidades esportivas deverão se inscrever com critérios mais claros e os recursos que serão repassados deverão ser feitos de uma forma mais democrática, como é o caso do Fundo de Cultura, que passa por um conselho e edital. “Se o esporte começar a trabalhar dessa forma, acredito que não teremos problemas. E sabemos que já terá passado por uma pré- análise e, em seguida, uma prestação de contas, avaliando se poderá ou não receber recursos. Pra mim está claro, mas também peço para a Administração Municipal regularize e receba projetos através do Fundo de Esporte”, disse.

As áreas de lazer dos diversos bairros da cidade que se encontram destruídas e sem manutenção foram relatadas por Justino da Luz e João Fiamoncini. Eles questionam a falta de opção de lazer para as crianças dessas localidades. Justino ressaltou que não é contra a prática de esporte, mas acredita que os recursos devem sem melhor distribuídos e a favor também, das comunidades.

O vereador Ademar Possamai exaltou a importância da ADJ e do envolvimento das pessoas que defendem as entidades esportivas e “pessoas que de fato, vestem a camisa e vão atrás”.

Líder de governo, José Osório de Ávila defendeu o repasse, apontando as poucas atividades voltadas ao público jovem em Jaraguá do Sul. Afonso Piazera também concordou e disse que o investimento no esporte motiva mais jovens da cidade a competir e consequentemente, adquirir campeões nas diversas modalidades.