Câmara autoriza remanejamento de recursos para ações em Obras

vereador Afonso Piazera Neto (PR)

Os vereadores aprovaram, na sessão desta quinta-feira, 29, abertura de crédito no orçamento do município no valor de R$ 1,2 milhão. Os recursos, provenientes do excesso de arrecadação, serão investidos em diversas ações, pertinentes às secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Agricultura.

Os investimentos previstos, conforme a mensagem do projeto de lei, incluem o revestimento primário de ruas não pavimentadas; contratação de caminhões e máquinas; reforma e manutenção de pontes e pontilhões; manutenção da rede de drenagem;  de ruas com pavimentação asfáltica; e de pavimento de lajotas e paralelepípedos.

Além disto, a modernização da oficina e almoxarifado; gestão e apoio operacional aos serviços de oficina; combustível e lubrificantes; e apoio operacional à fabrica de tubos. A proposta também prevê serviços profissionais de pesquisa sobre projetos universitários afetos à Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura, com a assessoria do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo – CEPAGRO, objetivando a implantação e manutenção da certificação agroecológica em propriedades do munícipio.

O vereador Justino da Luz manifestou preocupação com relação às despesas de R$ 351 mil para contratação de caminhões e máquinas. Lembrou que no começo do ano a Câmara autorizou a realização de financiamento para compra de maquinário. “Se não foi suficiente, podemos aprovar um novo financiamento”, disse, criticando a terceirização.

O líder de governo, José Osório de Ávila, fez o contraponto, destacando a necessidade de investimentos para melhoria das condições de trafegabilidade das vias. “Temos que dar mais qualidade de vida para os nossos munícipes”, reforçou.

Conforme o vereador Afonso Piazera Neto, engenheiro da Prefeitura, estudos sugerem que a metade da frota seja própria, e a outra metade contratadas de empresas. Segundo ele, a medida evitar a falta de atendimento por conta de eventuais greves e também o superfaturamento de preços.