Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara.com você visita mais uma escola em Jaraguá do Sul

COMPARTILHE

Momento para tirar dúvidas, conhecer mais de perto o processo democrático e a importância do exercício da cidadania. Estes são alguns dos objetivos do programa câmara.com você. Na 2ª edição deste ano, foi a vez dos alunos do Colégio Marista São Luis receberem a equipe do programa. Na palestra de uma hora os estudantes tiveram a chance de esclarecer alguns mitos acerca do processo, competências dos poderes e atuação dos vereadores na comunidade. Cerca de 20 estudantes do 3º ano do Ensino Médio participaram do encontro. Para o aluno Arthur Meier a palestra foi bastante produtiva. Serviu para ampliar os conhecimentos sobre política.

Através do Programa, a Câmara de Vereadores busca a promoção da interação entre o Poder Legislativo e estes jovens estudantes, viabilizando a compreensão das atribuições e competências dos Poderes dentro do contexto social. O aluno Lucas Tomaz gostou tanto que já adiantou que pretende futuramente seguir no campo político.

Outro que comemorou a visita do câmara.com você foi o professor José Schmitz Jr. Ele disse que os temas abordados no encontro são de grande relevância para o aprimoramento da consciência democrática dos estudantes.

Os alunos do Colegio Marista, farão no dia 20 de junho uma visita a Câmara de Vereadores, onde acompanharão a sessão ordinária e entregarão aos vereadores uma carta com reivindicações.

 

O PROGRAMA

 

O Programa Câmara.Com Você foi instituído através da Lei nº 5580/2010 com o objetivo geral de propiciar aos jovens estudantes a vivência do processo democrático mediante participação, envolvimento, formação e capacitação para a construção política analítica do município.

Através do Programa a Câmara de Vereadores busca a promoção da interação entre o Poder Legislativo e os jovens estudantes, viabilizando a compreensão das atribuições e competências dos Poderes dentro do contexto social, o exercício da cidadania e a importância do voto consciente.

O Programa Câmara.Com Você tem caráter instrutivo, informativo e educacional.

 

PÚBLICO

 

Serão contemplados os estudantes das séries finais do Ensino Médio das redes de ensino públicas e particulares de Jaraguá do Sul.

 

DINÂMICA DO PROGRAMA

 

No início de cada ano é elaborado um cronograma de atendimento nas escolas. A equipe da Câmara de Vereadores vai até às escolas e ministra uma palestra abordando os seguintes temas:

– Conceituação dos Poderes constituídos;

– Diferenciação entre as atribuições e competências do Poder Executivo e do Poder Legislativo;

– Informações sobre as atribuições e competências específicas dos Vereadores, bem como sobre o funcionamento da Câmara de Vereadores;

– Informações sobre os procedimentos legislativos e sua tramitação;

– Incentivo ao exercício da cidadania;

– Valorização do voto consciente.

O conteúdo do Programa Câmara.Com Você contemplará a visita dos jovens estudantes às dependências da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, participação em Sessão Plenária e distribuição de material didático de caráter informativo, instrutivo e educacional.

Durante a Sessão Plenária os estudantes apresentarão aos Vereadores as principais reivindicações da comunidade onde a sua escola está inserida.