Câmara dá posse a Irineu Pasold como prefeito

Irineu Pasold - Prefeito
Irineu Pasold – Prefeito

A Câmara de Vereadores empossou ontem, 20, o vice-prefeito Irineu Pasold ao cargo máximo no município. A posse, durante a sessão, ocorreu em decorrência da renúncia da prefeita Cecília Konell, um dia antes. Secretariando os trabalhos na sessão, Jean Leutprecht leu a carta encaminhada pela prefeita à Câmara, em que justifica sua decisão, motivada por problemas de saúde.

“Despeço-me de todos com a certeza do dever cumprido, pois trabalhei e dediquei-me pelo bem do povo de igual maneira, desde o primeiro dia do meu mandato até o dia de hoje. Reconheço que foi impossível realizar tudo que almejava, mas tenho a certeza de que dei o melhor de mim para cumprir com o compromisso para com o povo”, diz a carta.

No documento, Cecília Konell também informa que entrega o município com seus compromissos financeiros em dia, “apesar de todas as dificuldades econômicas enfrentadas no ano de 2012”. Assim, continua, “peço a compreensão da população para que nesse momento, entendam a necessidade de preservar minha saúde”.

Terminada a leitura, o presidente da Câmara, Francisco Alves, declarou extinto o mandato da prefeita a partir desta data e convocou o vice-prefeito, Irineu Pasold, para formalizar o ato de posse. No juramento, ele prometeu defender e cumprir a Constituição da República, a Constituição do Estado, a Lei Orgânica do Município e as demais leis, promover o bem-estar geral e desempenhar com honra e lealdade o mandato que lhe foi confiado.

O novo prefeito agradeceu a oportunidade de assumir o cargo de prefeito pela oitava vez, as quatro primeiras no governo de Geraldo Werninghaus, e as demais na gestão atual. “Acho que bati o recorde em Jaraguá do Sul, e em tempo recorde muitas vezes”, brincou Pasold, dizendo ter sempre primado pela transparência e respeito ao cidadão.

Ele também disse que ao tomar tal atitude, a prefeita tentou ser um pouco mais prática do que se optasse por pedir licença. “Quero desejar a Cecília um repouso eficaz, e que retorne com a saúde recuperada. Às famílias jaraguaenses, aos vereadores, desejar um Natal bastante feliz, em que a gente pense e medite um pouco sobre a vida de cada um, o que cada um de nós fez pelo município, pela família, para si. Que seja um ano feliz para todos”, finalizou.

O presidente Francisco Alves desejou ao prefeito sucesso e saúde, “e que possa levar estes 12 dias de mandato com muita sabedoria”.