Câmara destina recursos para áreas de lazer

A Câmara de Vereadores vai destinar R$ 150 mil do seu orçamento para construção de áreas de lazer e parques infantis nos bairros do município. O projeto de lei remanejando os recursos em favor da Fundação Municipal de Esportes foi aprovado por unanimidade em segundo turno de votação na sessão desta quinta-feira, 1º.

O vereador Justino da Luz apoiou a iniciativa, porém considera que o município precisaria investir valores mais consideráveis, visto o estado em que se encontram as áreas de lazer e parques existentes. Ademar Possamai contribuiu, lembrando que a Prefeitura teve um superávit nas contas de 2011, o que permite investimentos mais elevados em lazer.

O vereador Afonso Piazera Neto, inclusive, sugeriu que profissionais de educação física sejam contratados de forma a orientar a prática de atividades físicas nestes espaços públicos.

vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB)

Para Natália Lúcia Petry é preciso avançar em termos de planejamento, pois considera os modelos das áreas de lazer arcaicos. Ela sugere que seja feito um plano piloto, que seria implantado de forma gradativa nos bairros, integrando diversas atividades para toda a família.

Jaime Negherbon comentou do abandono das áreas existentes, segundo ele uma realidade de muitos anos. O vereador também informou de um projeto de sua iniciativa que permitiria a abertura das escolas nos fins de semana para prática de atividades. “Mas tiveram diretores que cobraram para levar este projeto adiante”, revelou.

Corroborando com as palavras de Natália, Jean Leutprecht informou que o modelo utilizado é de 1992, em que os particulares cediam seus terrenos e com isto obtinham isenção de IPTU. Posteriormente, com a valorização dos imóveis, as áreas de lazer deixavam de existir. Para ele, a partir de estudos é preciso dividir a cidade em grandes regiões e humanizar as áreas de lazer e parques. “Não precisa ir muito longe. Guaramirim implantou um parque muito interessante”, comentou.

O vereador também cobrou atuação neste sentido do Conselho Municipal de Desportos. Ele lembrou que no ano passado o município recebeu mais de um milhão de reais do Programa Segundo Tempo do governo federal, e que receberia o mesmo valor em uma segunda etapa, porém o recurso não foi investido e muito provavelmente será devolvido.