Câmara homenageia os 90 anos do PC do B

Assim como outras casas legislativas do país, a exemplo do Congresso Nacional, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul abre espaço nesta quinta-feira, 29, durante sessão ordinária, para homenagear o PC do B pelos seus 90 anos.

Fundado em 1922, em Niterói (RJ), o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país. Viveu 60 anos na clandestinidade. Em 1962, reorganizou-se em São Paulo, adotando a sigla PC do B. Muito perseguido pelo regime militar, dirigiu a Guerrilha do Araguaia em 72-75. Ao fim da ditadura, alcançou a legalidade.

O PC do B é baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo, com expressão nacional e forte penetração nos meios sindicais e estudantis. O princípio básico da organização do partido é o centralismo democrático, que estimula a expressão das pessoas de forma livre e responsável para a construção das orientações partidárias sob um único centro dirigente.

Atualmente o partido faz parte da base de sustentação do governo Dilma, à frente do Ministério do Esporte. Tem 42 prefeitos e 66 vices. No Poder Legislativo, o PC do B possui dois senadores, 14 deputados federais, 18 deputados estaduais e conta com 608 vereadores, um deles o vereador Jean Leutprecht, que ocupa a primeira vaga do partido na Câmara de Jaraguá do Sul.