Câmara homenageia professores pela passagem do dia

O Dia do Professor é comemorado no próximo sábado, 15 de outubro. A Câmara de Vereadores prestou homenagem aos profissionais da educação na noite de ontem, 13.  Iniciativa de autoria da vereadora Natália Petry.

A solenidade contou com a presença do prefeito, vice-prefeito e vereadores mirins do município, que auxiliaram na entrega da medalha de mérito Brasília Gastaldi Beltramini, instituída por lei municipal, como prêmio simbólico conferido aos professores que realizaram trabalhos relevantes ou tenham contribuído para a área da educação.

Neste ano, a representante de todos os professores homenageados foi a professora Iris Barg Piazera. Em seu discurso, ela exaltou que a educação pedagógica é essencial para a atual sociedade. “Hoje vivemos a era da informação e do conhecimento. Vivemos no mundo digital e da comunicação virtual, no planeta transformado em imensa aldeia. Mas onde a educação continua uma das grandes questões da humanidade. O mito da tecnologia como solução para as dificuldades pedagógicas está superado. Temos certeza que a tecnologia não passa de um meio indispensável do mundo moderno. Mas é apenas um meio. Na educação, porém, o que permanece, como cerne para formar homens e mulheres, seres humanos, é o ato de ensinar e de aprender, no diálogo, no face a face, no olho no olho, entre professor e aluno”. Ela completou dizendo que essa relação afetiva que se estabelece na presença é essencial ao ato de educar e educar-se.

Natália ressaltou a categoria e também as dificuldades, como a má remuneração e a carga horária de trabalho excessiva. Ela estabeleceu um panorama atual da profissão, dizendo que ser professor, principalmente nos dias atuais, passa a ter um caráter mais dinâmico, reflexivo e interdisciplinar. “Requer do profissional da educação uma articulação dos saberes de forma significativa, primando por uma visão de totalidade e não de fragmentação, quer em sua formação continuada, quer no desenvolvimento de seu exercício pedagógico”.

A vereadora disse que a homenagem é uma maneira de valorizar a profissão da qual dependem todas as outras profissões. “Parabéns a todos os homenageados e tenham certeza de que o exemplo profissional de cada um de vocês serve de motivação para o engrandecimento desta tão brilhante profissão”.