Câmara intercede em favor do Hospital Jaraguá

A Câmara de Vereadores está comprometida em fazer a interlocução política junto ao governo do Estado e, se for necessário, ao Ministério da Saúde, na busca de uma resolução para o impasse envolvendo o Hospital e Maternidade Jaraguá. A instituição está prestes a perder a referência em Pediatria, mantendo somente os atendimentos ligados à obstetrícia.

A informação foi confirmada no fim desta manhã (8) pelo diretor executivo do hospital, Jeferson Gomes, em reunião com o presidente da Câmara, Francisco Alves, e os chefes de Gabinete Harysson Passig e Riolando Petry, do vereador Justino da Luz. Marciano Machado, assessor especial do deputado Ismael dos Santos, também acompanhou a reunião.

Conforme explicou o diretor da unidade, o Ministério da Saúde irá criar o modelo de rede de atenção às urgências no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Estas portas devem prestar atendimento ininterrupto ao conjunto de demandas espontâneas e referenciadas de urgências clínicas, pediátricas, cirúrgicas e/ou traumatológicas.

A portaria nº 2.395, de 11 de outubro de 2011, organiza a atividade. Uma segunda portaria está prestes a ser publicada pelo MS, listando os hospitais credenciados, entre os quais estaria o Hospital São José, porém não o Jaraguá. Esses hospitais passariam a receber recursos fixos e mensais extras para a execução das atividades, além dos repasses já praticados pelo SUS.

O presidente da Câmara, Francisco Alves, colocou-se à disposição da direção do hospital e estará prosseguindo com os encaminhamentos para o agendamento da reunião na capital do Estado. Outras autoridades poderão ser contatas.