Câmara presta homenagem à Micro e Pequena Empresa

Jairo Santolin de Oliveira - 3º presidente da Apevi

A Câmara de Vereadores prestou, na noite de ontem, 3, homenagem pela passagem do Dia Municipal da Micro e Pequena Empresa. A sugestão partiu do vereador Ademar Possamai, em cumprimento à lei municipal que instituiu a data, alusiva à fundação e registro da Acimpevi – primeira associação de micro e pequena empresa do Brasil, comemorada no dia 29 de março.

A lei foi uma iniciativa do ex-vereador e atual deputado Dieter Janssen, que prestigiou a sessão. O homenageado da noite foi Jairo Santolin de Oliveira, terceiro presidente da Apevi. Sua gestão ocorreu de 2 de outubro de 1988 a 1º de outubro de 1989.

A Apevi é uma entidade parceria da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, com a missão de fomentar a autossustentação, a união e o fortalecimento das micro e pequenas empresas pela promoção da melhoria da gestão. A fundação ocorreu em 10 de setembro de 985, pela iniciativa de empresários do ramo metalomecânico e elétrico que, ao realizarem uma feira específica em Jaraguá do Sul, observaram a necessidade das pequenas empresas se unirem em torno de uma associação.

“A tônica deste trabalho tem como tema central o fortalecimento das micro e pequenas empresas, que são o grande motor da economia, de geração de emprego, riqueza e renda para a comunidade”, discorreu Possamai, reproduzindo palavras do ex-presidente que demonstravam as dificuldades vivenciadas à época.

“A realidade de fato hoje é bem diferente. Evoluímos em termos de leis e temos até as empresas individuais”, comentou o vereador. Neste sentido também se pronunciou o atual presidente, Alessandro Truppel Machado, ao destacar as conquistas da entidade, entre as quais a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Segundo ele, uma das principais metas é obtenção de um tratamento diferenciado e favorecido à micro e pequena empresa, responsável por 68% dos empregos gerados no país e com uma participação de 25% no PIB.  Machado também mencionou as ações na gestão de Jairo Santolin de Oliveira. “Hoje os 1300 associados agradecem pela sua luta e dedicação em prol do associativismo”, afirmou.

O homenageado agradeceu a deferência, lembrando das dificuldades enfrentadas à época, como alta inflação e as frequentes mudanças de planos econômicos. Oliveira elogiou as gestões seguintes e a atual pela evolução da entidade, constituída através de núcleos. “Hoje percebemos que a participação é bem mais ativa”, resumiu.