Câmara presta homenagem às associações de moradores

Esq. vereador Francisco Alves (PT) ao centro homenageado Sr. Hélio Teixeira da Rosa e a dir. vereador Vilmar Delagnolo (PT)

As associações de moradores de Jaraguá do Sul foram homenageadas pela Câmara de Vereadores em razão da passagem do Dia Municipal das Associações de Moradores, comemorado ontem, 26. A proposição foi apresentada pelo vereador Justino da Luz.

Os homenageados da noite foram o presidente da Associação de Moradores do Bairro Rio da Luz, Hélio Teixeira da Rosa, e o presidente da primeira associação instituída no município, do Bairro Vila Nova, Joaquim Bento Pedrotti, no ato representado pelo atual presidente, Sérgio Zapella.

O vereador Vilmar Delagnolo referendou os homenageados. Sobre Joaquim Bento Pedrotti, que fundou a primeira associação, em 1984, disse que este ajudou a construir uma comunidade melhor, cobrando as ações de quem compete, o poder público.

O vereador também destacou sua atuação de Hélio Teixeira da Rosa, no sentido de buscar as melhorias para a comunidade do bairro Rio da Luz, principalmente com relação aos atingidos pelas chuvas de 2008.

“Hélio, na audiência pública sobre o aumento do número de vereadores desta Casa Legislativa, você foi vaiado e xingado por pessoas que se dizem instruídos e formadores de opinião. Aquelas vaias, Hélio, foram feitas por pessoas que não gostam dos movimentos populares, que não gostam de ser cobrados por gente mais simples, que não gostam de gente simples dando opinião porque não tem estudo. Quero lhe dizer que lhe respeito e admiro muito e que sua história e suas opiniões fazem e farão toda a diferença na busca de uma sociedade melhor para todos, e não somente para alguns”, discursou Delagnolo.

Para o presidente da Ujam (União Jaraguaense das Associações de Moradores), Agostinho Zimmermann, a homenagem é um momento de valorização e de reflexão sobre a atuação dos movimentos populares. Citou a renovação que houve este ano nas direções de várias associações, e destacou a participação da Ujam nos conselhos municipais.

“O movimento social que muitas vezes não é compreendido em nossas reivindicações, somos taxados, mas continuamos nossa luta, mesmo sendo vaiados. Continuamos defendendo aquilo que sempre acreditamos. Passamos por momentos difíceis, mas avançamos. Passamos a fazer parte das discussões políticas”, disse Zimmermann, que está prestes a deixar a presidência da Ujam.

A abertura e o encerramento dos trabalhos couberam ao presidente Jaime Negherbon.