Câmara presta homenagem póstuma a ex-vereador

DSC05792Durante a sessão desta terça-feira, 1º, o presidente José Osório de Ávila concedeu um minuto de silêncio em razão do falecimento do ex-vereador no município, Heinz Bartel. A solicitação foi feita pelo vereador Vitório Altair Lazzaris, na abertura dos trabalhos.

Já na Palavra Livre, o vereador Jair Pedri também manifestou o sentimento de pesar e discorreu sobre a história de vida de Heinz Bartel, cunhado do ex-prefeito Victor Bauer e tio do senador Paulo Bauer. “Era um apaixonado pela política”, comentou.

Heinz Bartel nasceu no dia 17 de setembro de 1937, em Jaraguá do Sul, e casou-se com a senhora Ilga Bauer Bartel, com quem teve três filhos: Beatriz, Luís Cláudio e Júlio César. Filiado à Arena, foi vereador de Jaraguá do Sul por três mandatos consecutivos: de 1973 a 1977, de 1977 a 1983 e de 1983 a 1988.

“Nos 15 anos de dedicação gratuita à vida pública, num período em que a vereança não era remunerada, foi Presidente da Câmara Municipal de Vereadores nos anos de 1979 a 1981”, continuou Jair Pedri, acrescentando que nos meses de campanha, Heinz Bartel colocava toda a família a trabalhar.

Heinz Bartel foi também um dos diretores da empresa Gumz Alimentos, a Chocoleite, onde atuou por 35 anos. No fim da sua vida profissional, ele e sua esposa se mudaram para Barra Velha. Porém, um AVC – Acidente Vascular Cerebral acabou trazendo o casal de volta para perto da família. Regressaram para Jaraguá do Sul e passaram a residir no Bairro Vila Nova.

“No último sábado, dia 28 de setembro, o senhor Heinz Bartel encerrou sua missão nesta vida. Adoentado há alguns meses, vítima de problemas pulmonares e diabetes, ele nos deixou. Por isso hoje eu presto esta homenagem. A ele, que assim como eu e tantos de nós tinha a política como paixão, como profissão”, declarou.

Ex-vereador Heinz Bartel.