Câmara realiza sessão itinerante no Rio da Luz

CÂMARA REALIZA SESSÃO ITINERANTE NO RIO DA LUZ

Aconteceu na quinta-feira (06/08), no bairro Rio da Luz, mais uma sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Esta foi a segunda reunião realizada em 2015 e ocorreu nas dependência do Salão Barg. O intuito desta sessão foi homenagear os 100 anos de atividades da Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz.

Antes da sessão em homenagem, os vereadores executaram reunião ordinária, onde foram aprovados projetos de lei. Ente os itens da pauta, o Projeto de autoria do executivo municipal, que trata sobre o Conselho Municipal de Habitação e tem por propósito atualizar e organizar a legislação municipal pertinente ao Conselho Municipal de Habitação de Jaraguá do Sul (CMHJS), recebeu nove votos favoráveis. As demais matérias colocadas em votação também foram aprovadas.

Ainda durante a sessão, foi aberta a palavra para o empresário Wander Weege, que teve seu pais, Wolfgang Weege (in memoriam), entre os homenageados da noite. Wander referiu-as à Associação Recreativa e Cultura Rio da Luz (Salão Barg), como nosso clube e disse que fez parte de sua juventude e de sua vida social. Contou breve história da imigração alemã na região, em especial no bairro Rio da Luz. “Os imigrantes alemães chegaram em Desterro (atual Florianópolis) antes de 1900. Porém, com a ocupação da atual capital catarinense e demais município do litoral, os demais imigrantes que chegavam da Alemanha adentravam Santa Catarina até chegar em Pomerode. Desbravaram as montanhas altas do Vale e assim surgiu o Rio da Luz. Após anos da chegada aqui, os moradores aqui se encontraram e, em 1915, criaram esta Sociedade, que agora completa 100 anos”, relembrou.

Ele saudou o legislativo jaraguaense pela deferência ao centenário da Associação Rio da Luz. Também citou que a sua família sempre esteve integrada a Sociedade e afirmou que “estar no bairro Rio da Luz e no Salão Barg é como estar em casa. A homenagem que hoje recebemos é devido ao meu pai ter doado um terreno de pouco mais de dois mil metros quadrados no ano de 1938. Com isso, o clube evoluiu e construiu a sede e a Associação vem crescendo. Fiquei honrado com a atitude do pai, que contribuiu com a comunidade que ele tinha negócios”, rememorou. Ao finalizar, parabenizou a todos pelo empenho e dedicação com a manutenção da história, das raízes e tradições em Jaraguá do Sul.

Após a explanação do empresário, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Helmuth Guilherme Duwe, apresentaram projeto de estudo “Nosso bairro tem história e eu tenho futuro”. A intenção do projeto é fazer com que as crianças sintam-se pertencentes ao local em que vivem, conhecendo a história do passado e construindo a história do futuro.

A presidente do legislativo jaraguaense, Natália Lúcia Petry, ressaltou a importância do trabalho apresentado. “Fazer com que os jovens conheçam a história é uma forma de incentivar o engajamento deles dentro da cultura e quem sabe, fazer com que mantenham as tradições”, finalizou.Sessão ordinária (1) Sessão ordinária (3) Sessão ordinária (5)