Câmara recebe Programa de Residência Médica

Saúde 024Nesta manhã, 02, o plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul transformou-se em sala de aula para receber a apresentação inaugural do Programa de Residência Médica do município. O programa, que tem como foco a medicina da família e comunidade, capacita profissionais para atuarem no atendimento integral da saúde familiar.

A residência médica é uma modalidade de pós-graduação oferecida sob a forma de curso de especialização e possui a duração de 2 anos. Para manter a intenção familiar do programa, os médicos residentes também receberão, além dos estágios obrigatórios, formações especializadas em saúde mental, saúde do idoso, vigilância da saúde e gestão da saúde.

A presidente da Casa, Natália Lúcia Petry, parabenizou a inciativa e reforçou que as portas estarão sempre abertas à comunidade, uma vez que a estrutura da Câmara de Vereadores como salas de reuniões e plenário pode ser utilizada para a discussão de assuntos de interesse público.

Para o prefeito Dieter Janssen, que participou da aula inaugural, programas como este são muito importantes para o município. “A residência médica familiar e a vinda de um curso de Medicina para Jaraguá representam avanços valorosos na saúde”, afirma. O Secretário da Saúde, Ademar Possamai, vê no programa a possibilidade de incentivar a prevenção. “É sempre mais fácil prevenir e trabalhando com a saúde familiar, isso se torna mais simples”, comenta.