Câmara referenda compra de computadores para alunos

Dois dos projetos do Executivo apreciados na primeira sessão do semestre, nesta terça-feira, 2, tratam da compra de computadores para os alunos matriculados na educação básica.  O primeiro projeto autoriza o financiamento, junto à Caixa Econômica Federal, e o segundo abre o crédito no orçamento.

Para o vereador Ademar Possamai, foi uma satisfação ver o projeto realizado, “até pela experiência que temos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Schmitz. Minha esposa é professora lá”, comentou. Todos os equipamentos serão destinados à instituição.

Possamai também informou que o financiamento oferece baixas taxas de juros e o programa vai funcionar aos moldes do governo federal. “Toda família assume um termo de responsabilidade pelo uso e conservação e no caso de transferência, o equipamento fica na escola”, disse.

Segundo ele, o financiamento será de até R$ 2,1 milhões, a serem investidos na compra de 500 computadores portáteis novos, os netbooks, disponibilizados pelo Ministério da Educação através do Prouca (Programa Um Computador por Aluno). “É um projeto que independente de quem está fazendo vou elogiar, porque estamos na era da informática, da tecnologia e é ali, na escola, que se começa a aplicar isso”, defendeu. O vereador Francisco Alves também elogiou a iniciativa, e sugeriu que seja expandido para outros bairros, passando a atender um maior número de alunos.

A aprovação dos dois projetos foi unânime. Eles ainda passam por segunda votação, na quinta-feira, antes de voltarem ao Executivo para sanção.