Câmara referenda volta dos núcleos em benefício de 5 mil alunos

O município vai reimplantar 50 núcleos de esporte educacional, seguindo as diretrizes do Programa Segundo Tempo, do governo federal. É o que autorizou a Câmara de Vereadores na sessão desta terça-feira, 27, através de projeto de lei que ratifica convênio celebrado entre a Prefeitura a União, por intermédio do Ministério do Esporte.

O programa prevê atendimento a cinco mil crianças, adolescentes e jovens. O investimento é de R$ 2,3 milhões, dos quais R$ 2,04 milhões do governo federal e R$ 352 mil de contrapartida do município. A vigência do convênio será de 18 meses, contados a partir da data da assinatura, podendo ser prorrogada mediante termo aditivo.

“Temos a certeza que através destas parcerias que existem entre o município e o governo federal é que novos atletas poderão ser formados”, comentou o vereador Afonso Piazera Neto.

O vereador Jean Leutprecht lembrou que o programa teve início na gestão passada, quando ele presidia a Fundação Municipal de Esportes. “E que infelizmente demorou quase três anos para ser implantado nesta gestão”, disse, comentando que o PEC revelou grandes atletas.

Para Justino da Luz, “a verdade está sendo restabelecida”, uma vez que representantes da administração afirmavam que não havia prestação de contas e que esta seria a razão de o programa não ter continuidade.

vereadora Natália Lúcia Petry (PSB)

A vereadora Natália Lúcia Petry, que coordenava o programa no seu início, disse que ele foi implantado em 2005 com recursos próprios do município. “O intuito é oferecer a inclusão social no esporte. E, paralelamente, reforçar os trabalhos na educação. Temos muitos problemas com crianças em vulnerabilidade social. E todos os programas que são implementados são importantes no sentido de garantir que crianças tenham acesso e estejam acompanhados por profissionais qualificados”, disse.

Natália também pediu celeridade na reimplantação dos núcleos, “dando tranquilidade às famílias para que no horário diferenciado do escolar, as crianças e adolescentes estejam ocupados com atividades saudáveis, no caso o esporte”.