Câmara volta a abrir espaço para o Sinte

Lucimar Madel - conselheiro do  Sinte
Lucimar Madel - conselheiro do Sinte

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul mais uma vez abriu espaço para manifestação do Sinte (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) por conta da paralisação na rede estadual de ensino. Nesta quinta-feira, 16, o conselheiro Lucimar Madel discorreu sobre a atual situação da categoria.

Ele criticou a postura do atual governo, que para ele “não dá valor a educação”. Disse que o orçamento do Estado para a área é de R$ 22 milhões, para atender a mais de 63 mil trabalhadores.

O conselheiro ressaltou que o piso nacional é uma lei, que deve ser cumprida. “Adianta os senhores aprovarem leis e a Prefeitura não colocar em prática? O governador, quando candidato, disse que era a favor da lei do piso”, continuou, criticando a proposta de achatar a categoria, colocando os profissionais em mesmas condições, independente do tempo de serviço e formação. “Neste Estado não vale a pena estudar”, disse.

Madel também cobrou o cumprimento de medidas por parte do município, no que se refere a disponibilizar um terço da carga horária do professor para hora-atividade, e cobrou eleição direta para diretor de escola. “Jaraguá do Sul já é um grande exemplo em educação e daria passo maior ainda promovendo a democracia. A Constituição fala isso, a LDB fala isso e o MEC fala isso”, argumentou.