Clube dos Desbravadores apresenta ações no legislativo

DSC04585O capelão do Clube Desbravadores do Vale do Norte de Jaraguá do Sul, Alex Sandro Schlepka, participou da Tribuna Popular da sessão de terça-feira (30/06), para falar quem são os desbravadores, o trabalho e importância para sociedade. Quem oportunizou a fala foi o vereador João Fiamoncini, parceiro do clube.

A história dos desbravadores no mundo começou em 1930, mas só foi oficializado entre os anos 40 e 50. No Brasil, foi em 1959 que as primeiras orientações começaram. Atualmente o clube desbravadores está presente em 140 países, com 90 mil clubes e quase dois milhões de participantes. No Brasil são quase 3.482 clubes e mais de 120 mil desbravadores.

Em Jaraguá do Sul, o primeiro clube a ser fundado foi o Verde Vale 1989. As atividades são realizadas no centro da cidade, na Igreja Adventista. Além desse, Jaraguá do Sul conta com outros clubes na cidade.

A instituição é mantida pela Organização Mundial dos Adventistas do Sétimo Dia. É formado por adolescentes de 10 a 15 anos, que a partir dos 16 anos, o desbravador tem a oportunidade de se tornar um líder no clube.

“Nós estamos aqui essa noite para colocar os desbravadores à disposição da sociedade e dos vereadores para projetos comunitários e que visem o bem das pessoas”, afirmou Alex. Segundo ele, o maior trabalho realizado pelo clube é afastar os jovens das drogas e da violência, além de transmitir uma educação pautada nos conceitos bíblicos.

O vereador João Fiamoncini parabenizou o trabalho dos desbravadores. “Além de estar preservando o ambiente, o grupo desenvolve o aspecto familiar, porque quando se está em grupo se está em família”, disse. O vereador Pedro Garcia também congratlou o clube e reforçou a importância do trabalho de conscientização sobre o descarte do lixo desenvolvido pelos membros em Jaraguá do Sul.

Já o vereador José de Ávila afirmou que quem é seguidor da Igreja Adventista já é privilegiado e que fazer parte desbravadores e ser filho de participantes também é mais um privilégio. O vereador Jair Pedri reforçou a relevância dos desbravadores para a comunidade: “Pelo menos nos finais de semana os jovens estão ocupados, e muito bem ocupados, formando cidadãos e pessoas de bem”.

Os participantes do Clube Desbravadores se reúnem todo o domingo, desenvolvendo atividades que servem à comunidade e a preservação da natureza. Realizam atividades ao ar livre, como acampamento, caminhadas e escaladas, usam uniformes com emblemas que representam o treinamento e marcham sobre uma bandeira que representa o que almejam.