Comissão de prevenção as enchentes vai ouvir ex-secretários municipais

DSC09256A comissão especial, criada pela Câmara de Vereadores com a finalidade de identificar as obras públicas necessárias para a prevenção e redução dos efeitos das enchentes, na reunião realizada na tarde desta terça-feira, 1º, deliberou por convidar os ex-secretários municipais para prestar esclarecimentos.

Os ex-secretários municipais de Defesa Civil, Jair Alquini, de Planejamento Urbano, Aristides Panstein, e de Reconstrução, Ingo Paulo Robel, serão convidados para participar das reuniões nos dias 10, 17 e 24 de julho, respectivamente, para informar quais obras relevantes preventivas e de reconstrução foram realizadas em 2008, 2009 e 2011 para conter os efeitos das enchentes. Espera-se também que esclareçam por que as obras de desassoreamento dos rios Jaraguá, Itapocu e ribeirões não foram executadas.

Na sequência dos trabalhos, no mês de agosto, serão convocados os secretários de Defesa Civil, Marcelo Prochnow, de Planejamento e Urbanismo, Ronis Bosse, e o gerente de Projetos, Antônio Carlos da Luz, em busca de conhecer quais projetos estão protocolados junto aos órgãos federais e estaduais para captação de recursos.

O presidente da comissão, vereador Jair Pedri, reafirmou que a intenção é elaborar com a participação de todas as esferas públicas, sociedade civil organizada, um plano integrado de reconstrução e prevenção de novos desastres. Além de Jair, os vereadores Jeferson Luis de Oliveira, Eugênio José Juraszek, José Osório de Ávila e Amarildo Sarti fazem parte do colegiado que se reúnem em todas as quintas-feiras, a partir das 16 horas, na sala em U, da Câmara de Vereadores.