Condomínio de Produtores vai investir em polpas de frutas

O Condomínio de Produtores Rurais de Jaraguá do Sul receberá R$ 70 mil, através de um convênio a ser firmado com o município. O projeto de lei autorizativo foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na última terça-feira, 6. O texto deve ser votado hoje em segundo turno.

O repasse será utilizado pelo condomínio para a compra de uma despolpadeira de frutas, câmera fria, unidade geradora de água quente, pausterizador tubular, tubulação e matéria-prima. Os equipamentos, segundo o vereador Amarildo Sarti, permitirão que os agricultores possam fazer a coleta das polpas de frutas a serem comercializadas no mercado local, incluindo a merenda escolar. “Existe uma proposta de integração com empresas do ramo de alimentos para comercialização destes produtos”, explicou Sarti.

Segundo ele, a iniciativa também irá beneficiar outro projeto: o incentivo à arborização e revitalização das matas ciliares, em “áreas muitas vezes inadequadas para a lavra e o cultivo”.

O Programa Incentivo para Industrialização de Frutas, conforme a mensagem do projeto, visa assegurar a qualidade na produção, a redução de custos e, por consequência, a permanência do produtor no campo, aumentando a renda e estimulando o associativismo.