Crítica à falta de apoio a eventos culturais

vereadora Natália Lucia Petry (PMDB)

Mencionando a realização do 2º Encontro Nacional de Mestres Salas e Portas Bandeiras, que ocorre neste fim de semana, no Parque de Eventos, a vereadora Natália Lúcia Petry cobrou da Fundação Cultural maior incentivo a outros eventos culturais.

“É o segundo evento para uma região que não tem como mote cultural o Carnaval, embora tenha uma parcela da população que goste”, comentou a vereadora, acrescentando que em situação diferente está a Festa do Strudel, que ocorre no mês de setembro sem qualquer aporte de recursos públicos até o momento.

Natália lembrou que Jaraguá do Sul, por uma lei estadual de 2008, foi declarada a Capital Catarinense do Strudel. Naquele ano, foi realizada a primeira edição da Festa do Strudel, promovida pela Fundação Cultural em parceria com a Associação Húngara. “Em 2010 o evento ocorreu no Parque de Eventos, ano passado não aconteceu e este ano não tem a participação da fundação”, reclamou.

Ela também comentou que a etnia húngara foi uma das principais colonizadoras do município e pediu apoio ao líder de governo, José Osório de Ávila, para agendamento de uma reunião entre a prefeita Cecília Konell e representantes da Associação Húngara e Sociedade 25 de Julho, promotoras do evento. “Para quem sabe a prefeita adote a medida de voltar a resgatar esta festa”, disse, acrescentando que mês passado a Mesa Diretora da Câmara recebeu a comissão organizadora do evento, solicitando auxílio na busca de recursos. “O combinado era que a prefeita voltando das férias daria os encaminhamentos”, concluiu.