Cruz de Malta completa 50 anos e é homenageado na Câmara

O aniversário de 50 anos de fundação do Grêmio Esportivo Cruz de Malta foi comemorado em solenidade na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, na noite de ontem, 15.

O time de futebol amador foi criado por Ademar Duwe e Eugênio Müller em 27 de agosto de 1961. A grande presença da sociedade na antiga Colônia do Rio da Luz impulsionou a fundação do clube, pois a maioria das entidades em Jaraguá do Sul, mantinham também, uma equipe de futebol em atividade, como eram os casos do Vitória e Ponte Preta e dos extintos Caxias e Floresta.

Meio século de existência trouxe vitórias. O clube cresceu e hoje, é o maior campeão do futebol amador da região, com nove conquistas na primeira divisão, sendo duas de forma invicta. Atualmente, possui uma estrutura composta pelo estádio Eurico Duwe, salão social e museu.

A iniciativa foi do presidente da Câmara, Jaime Negherbon. Ele ressaltou a importância de tratar o esporte como coisa séria. De acordo com o vereador, investir em programas esportivos, como o futebol amador, é uma forma de envolver as pessoas em eventos realizados em sua própria comunidade, fornecendo momentos de lazer e diversão. “Homenagear os cinquenta anos de fundação do grêmio esportivo Cruz de Malta é reconhecer principalmente a importância dos seus fundadores, pois as marcas deixadas pelo trabalho de grandes homens ficarão para sempre gravadas na alma daqueles que caminharam ao seu lado”, exaltou em seu discurso.

Ademar Duwe, um dos fundadores do time, agradeceu aos vereadores pela homenagem e destacou as ações realizadas na comunidade. “Nosso clube atende a clubes de mães, sociedades de tiro, de busca de reis, inclusive, as escolas da região utilizam o espaço para aulas. Então é uma coisa muito importante. É um momento de grande emoção”, encerrou.