Defesa Civil receberá R$ 5,3 milhões

A Defesa Civil do município será contemplada com mais R$ 5.397.533,60, conforme projeto aprovado pelo plenário em votação única, na sessão desta quinta-feira, 30. Os recursos viabilizarão a prevenção e preparação relacionadas com o risco de desastres e respostas aos desastres quando da sua ocorrência, mediante a elaboração de projeto executivo e execução de obras de contenção de encostas no município, através de recursos do PAC 2.

“O projeto é consequência das tragédias que aconteceram em Jaraguá do Sul e busca recursos para evitar novas catástrofes no futuro”, comentou o líder de governo Ademar Possamai. Segundo ele, são 14 locais, em diversos bairros, a receberem obras de contenção de encostas.

Possamai lembrou que em 2008 várias ações foram feitas através do Deinfra, com verba federal, mas que com as enxurradas de 2011 outros lugares foram atingidos. Segundo ele, o levantamento técnico ficou a cargo de técnicos de universidade do Paraná, quando foi decretado o estado de emergência do município, resultando na elaboração do projeto. O vereador fez, ainda, menção a uma premiação a Jaraguá do Sul concedida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em razão da atuação da Defesa Civil do município.

O vereador Justino da Luz manifestou chateação pela demora na resolutividade dos problemas, especialmente com relação a obras de macrodrenagem. “Estaremos aprovando, mas estaremos fiscalizando também”, acrescentou o líder do PT, Francisco Alves, informando ter solicitado à Prefeitura informações sobre todos os pontos abrangidos pelo projeto. “Vou querer um esclarecimento detalhado das horas de serviço. São valores que em média chegam a meio milhão para cada final de rua”, comentou.

Recursos do PAC para o município

O plenário da Câmara aprovou por unanimidade abertura de crédito adicional suplementar no orçamento para ações da Secretaria Municipal de Defesa Civil. São R$ 617 mil para execução de obras de contenção de encostas no município, através do PAC 2, visando a prevenção e preparação relacionadas com o risco de desastres e respostas aos mesmos.

Também recursos do PAC 2, aprovada a abertura de crédito de um milhão e 70 mil reais para construção de Centro de Educação Infantil e quadra de esportes no Condomínio Residencial Erika Modrock Menegotti.

O vereador Justino da Luz comentou que, na sua ida a Brasília junto com o colega Francisco Alves, a ministra Ideli Salvatti os indagava se os projetos já haviam sido submetidos à Câmara. Justino também solicitou que o governo federal apareça nas placas das obras, quando há recurso federal. O líder de governo, Ademar Possamai, disse que isto sempre é mencionado.