Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dia da Consciência Negra é homenageado na Câmara

COMPARTILHE

Como uma data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, seguindo as diversas iniciativas no país, promoveu ontem, 20, uma homenagem pela passagem do Dia Nacional da Consciência Negra. Este ano, recebeu a honraria em nome da etnia Suzana Leite da Silva Ribeiro, secretária do Moconevi – Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu.

vereador Francisco Alves (PT)
vereador Francisco Alves (PT)

Em Jaraguá do Sul, a Semana da Consciência Negra e Ação Antirracista integra o calendário oficial do município, por iniciativa do vereador e atual presidente da Câmara, Francisco Alves. Ele é o primeiro vereador negro eleito no município. Foi também de autoria dele a lei que institui a obrigatoriedade da homenagem anual pela Câmara, que ocorreu em seu terceiro ano.

Um vídeo feito em comemoração aos dez anos do Moconevi, celebrado em 2011, foi apresentado durante a solenidade. A homenageada da noite disse se sentir muito honrada, surpresa e feliz. “O Dia da Consciência Negra foi escolhido para referenciar o Zumbi. Fica o legado e fica para nós, para mim, a responsabilidade de ter ética e respeito. Acho que isto é honrar a etnia, é honrar o nosso país”, declarou.

Para a coordenadora interina do Moconevi, Marlene dos Santos, o movimento dá continuidade à luta do grande herói Zumbi.  “Ele lutava pela libertação de seus irmãos. Nós também lutamos contra o preconceito, a discriminação racial. E muita gente diz que o preconceito não existe em Jaraguá do Sul, mas isto é uma grande mentira”, afirmou.

O presidente Francisco Alves comentou da honra de homenagear a professora Suzana, paraibana que veio se somar à diretoria do Moconevi, auxiliando na culinária dos eventos, na confecção das atas, apresentações culturais, organização e venda de rifas. “Nosso movimento se faz assim, de forma simples, com pessoas humildes e trabalhadoras”, disse.

Alves também cobrou a continuidade e ampliação das políticas públicas para diminuir as desigualdades entre brancos e negros.

Suzana recebeu flores e uma placa em nome do Poder Legislativo.