Dnit confirma tachões para trecho da BR-280

vereador Lorival Demathê PMDB) e vereador Justino da Luz (PT)

O vereador Lorival Demathê esteve na manhã desta quarta-feira, 3, no Dnit de Joinville, para uma reunião com o supervisor do departamento, engenheiro Antonio Carlos Bessa. Desta vez, acompanhado do vereador Justino da Luz e também de moradores da comunidade e da Associação de Moradores do Braço Ribeirão Cavalo.

Entretanto, poucos avanços em relação à reunião anterior, ocorrida no mês de fevereiro. De prático, somente a confirmação do Dnit de que serão implantados tachões em trecho de aproximadamente 500 metros na BR-280, próximo ao trevo de acesso aos bairros Nereu Ramos e Ribeirão Cavalo.

A sugestão foi levantada pelo próprio vereador Loli, diante da informação do engenheiro de que todas as licitações do Dnit estão suspensas por determinação do Ministério dos Transportes. A medida é resultado das denúncias de irregularidades na pasta.

Isto impedirá, neste momento, a execução de obras como a rotatória prevista no acesso à Rua Paulo Voltolini.  O projeto da obra foi concluído, informou Bessa. Também dentro do Crema, o Programa de Recuperação e Manutenção de rodovias federais, está prevista a colocação de dois bueiros sobre a BR, nas proximidades das ruas Germano Stricker e Ermelina Mennel.

Da mesma maneira, os projetos estão prontos, mas não podem ser licitados por conta da portaria do Ministério. Porém, segundo o engenheiro, o Dnit cederia o projeto para a Prefeitura executá-lo, se houver interesse. O vereador Loli vai discutir a questão com a prefeita Cecília Konell.

Tanto em relação aos tachões, como aos bueiros, os vereadores vão formalizar os pedidos ao Dnit através de ofícios, segundo orientação do próprio engenheiro. Conforme Demathê, além da questão da segurança, as obras se fazem necessárias para prevenir novas ocorrências relacionadas às chuvas, como as registradas em janeiro deste ano, quando casas nunca antes atingidas foram inundadas.