Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Educação profissionalizante

COMPARTILHE

vereador Francisco Alves (PT)
vereador Francisco Alves (PT)

Na palavra livre, Francisco Alves comentou sobre educação, com foco nos cursos profissionalizantes em Jaraguá do Sul. Ele disse que há aproximadamente 15 dias, vistou o antigo Cepeg (Centro Politécnico Geraldo Werninghaus), que agora pertence a um campus do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina).

O vereador apresentou algumas informações com relação às mudanças na unidade. “Nos últimos anos o governo federal tem feito maciços investimentos nas escolas técnicas, oportunizando uma melhor qualificação aos jovens para o mercado de trabalho, de acordo com as realidades regionais. É bem verdade que cabe a União estes investimentos, mas se fizermos um comparativo com outros governos vamos ver que nem sempre foi assim”.

De acordo com ele, em Jaraguá do Sul, o Campus Avançado Geraldo Werninghaus recebeu investimentos federais que totalizam 4 milhões e 200 mil reais. São 2 milhões e 700 mil reais em reformas da estrutura, dos prédios, e mais um milhão e meio destinados a compra de equipamentos, móveis e máquinas. Alves mostrou algumas imagens feitas no local, onde as obras ainda estão acontecendo.

“Isto só foi possível graças a federalização do antigo Cepeg, o Centro Politécnico Geraldo Werninghaus. O Cepeg era uma escola comunitária, um modelo instituído no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Funcionava em parceria com a iniciativa privada. O governo construía o prédio e as empresas tocavam. Apesar de receberem recursos públicos, os alunos pagavam pelos cursos. O fortalecimento dos centros politécnicos resultou, inclusive, no sucateamento dos então chamados Cefets, as antigas escolas técnicas federais”, explicou.

O vereador ressaltou que no governo Lula esta realidade mudou. Os centros politécnicos foram revertidos ao patrimônio da União, que iniciou uma série de investimentos. Os Cefets se tornaram Ifets, passando a fornecer não só cursos técnicos, mas também de nível superior e até de pós-graduação. Através de uma emenda da então senadora Ideli Salvatti, foram cerca de 2 milhões destinados às reformas do Ifet de Jaraguá do Sul.

“O Geraldo Werninghaus se tornou então um campus do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina). As atividades, agora como campus, começaram no dia 27 de julho de 2010, com a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica. Em agosto de 2011, foram transferidos para lá os cursos da área de Eletromecânica, antes sediados no IFSC aqui na Av. Getúlio Vargas”.

A criação do Campus permitiu ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, pública e gratuita, nas áreas de metalmecânica e eletroeletrônica nos diversos níveis e modalidades de ensino. Conforme Alves, estas áreas de formação profissional são estratégicas para a região, pois servem de base para as indústrias metalúrgicas, de componentes mecânicos e elétricos, têxteis, alimentícias,  automação, processamento de plásticos, entre outras,  que juntas compõem um dos maiores e prósperos pólos industriais do país, que é Jaraguá do Sul.

A estrutura, em uma área construída de 3.500 metros quadrados, conta hoje com 12 salas de aula, 20 laboratórios, 11 servidores administrativos, 28 docentes e 550 alunos, entre os três cursos oferecidos.

Justino da Luz fez uma aparte e explanou sobre a ideia de tornar o que é público, privado. “Hoje o governo federal tomou para si a responsabilidade da educação profissionalizante. Em Jaraguá do Sul, os institutos federais contam com vários cursos importantes que só vem a beneficiar o desenvolvimento da cidade”.

O vereador Francisco elogiou a iniciativa e disse ter a obrigação de apresentar este tipo de iniciativa à comunidade. “Apoiar a educação não é despesa, é investimento”, frisou.

Outro ponto positivo, na visão de Alves, é a gratuidade do ensino, pois nem todas as pessoas que têm vontade de estudar, possuem condições financeiras para pagar uma faculdade. E além dos cursos profissionalizantes, o IFSC disponibiliza vagas também para cursos superiores, em processos seletivos, duas vezes ao ano.