Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Encontro do Motogiro deste ano está cancelado

COMPARTILHE

Após 18 edições, o Encontro do Motogiro pode não acontecer em Jaraguá do Sul este ano. Quem trouxe a informação à tribuna nesta terça-feira, 19, foi o vereador Jean Leutprecht, de posse de ofícios encaminhados a ele e ao vereador Ademar Possamai pelo presidente da entidade, Célio Alberto Eisenhut.

Leutprecht também recebeu cópias dos ofícios encaminhados à prefeita Cecília Konell, nos dias 19 de março, 7 de maio e 30 de maio. A diretoria do Motogiro alega não ter recebido qualquer retorno por parte da administração municipal às solicitações. O vereador disse ter conversado pessoalmente com a diretoria e, salvo alguma mudança de última hora, o evento está realmente cancelado.

“Já se passaram meses e, neste momento, se torna impossível a realização do encontro no tempo que nos resta. Assim sendo, solicito a todos os sócios que divulguem o cancelamento do encontro e divulguem, também, o desrespeito da atual prefeita, junto a todos os motociclistas do Brasil e, em especial, de Jaraguá”, disse o vereador, reproduzindo a manifestação do presidente.

No documento também é informado que, em protesto, o Motogiro não irá participar do desfile cívico do dia 25 de Julho “e vamos mobilizar os clubes de moto de Jaraguá para que também não participem”. O presidente comunica, ainda, que será publicado no site do Motogiro a exposição de motivos do cancelamento, e também através de rádios e jornais.

Leutprecht destacou a importância do encontro para a cidade, que em 2011 atraiu 32 mil pessoas, que prestigiaram as exposições de motos, acessórios, bandas musicais, shows de acrobacias e todas as atrações gratuitas. “Temos que trabalhar o turismo de negócios, o turismo de eventos. É um evento que faz parte do turismo da nossa região”, comentou.

Conforme a diretoria, a justificativa para não realização do evento é por ser ano eleitoral. Em contrapartida, o presidente informa que em mais de 118 cidades o encontro está confirmado. “Existem maneiras de o município ser parceiro dos eventos em ano eleitoral. Senão cada vez que tem eleição para a cidade. Mas não é assim. São atividades que já vem acontecendo”, afirmou Leutprecht.

O Motogiro afirma, inclusive, que o encontro pode nunca mais ser realizado em Jaraguá do Sul, pois clubes de outras cidades poderão se manifestar para ocupar a data.

vereador Lorival Demathê (PSD)
vereador Lorival Demathê (PSD)

Demathê intermedia questão

Ciente do problema, o vereador Lorival Demathê informou ter buscado intermediar a situação junto à Prefeitura. Ele conversou com o presidente do Motogiro, que disse não estar conseguindo o Parque de Eventos para sediar o evento. “Quanto a isto está tudo certo. Está liberado”, afirmou Demathê, acrescentando que dará seguimento às articulações para verificar também a questão de repasse de recursos públicos.

Falta de apoio

A vereadora Natália Lúcia Petry aproveitou a abordagem para criticar a Fundação Cultural, que segundo ela tem sido omissa em outros eventos tradicionais da cidade. Citou a Festa do Strudel, que ocorre também em setembro, e que não terá nesta edição qualquer participação do poder público. Natália lembrou que Jaraguá do Sul é a Capital Catarinense do Strudel e que a festa, na sua primeira edição em 2008, foi promovida pela própria Fundação Cultural.

Na última sessão, a vereadora pediu ao líder de governo, José Osório de Ávila, que articule reunião entre a prefeita Cecília Konell e a comissão organizadora da festa.