Entidades são declaradas de utilidade pública

O plenário da Câmara aprovou, na sessão desta terça-feira, 5, projetos de lei que reconhecem três entidades do município como de utilidade pública.

A proposta de iniciativa do vereador Jean Leutprecht contempla a Ares (Associação de Reabilitação, Equoterapia e Saúde), antigo Centro de Equoterapia Destino Equestre, fundada em agosto de 2007. A entidade, que funciona nas dependências da Sociedade Hípica Jaragua, é um centro filiado à Associação Nacional de Equoterapia Andre-Brasil, órgão que normatiza e supervisiona a prática da equoterapia em âmbito nacional.

Conforme explicou o vereador, o método terapêutico e educacional é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, que associa a utilização do cavalo ao trabalho de fisioterapia, psicologia e técnicas de quitação. Ele busca o desenvolvimento físico, psíquico educacional e social de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, promovendo a sua reabilitação, educação e inclusão social.

vereador Jaime Negherbon (PMDB)

Outra entidade declarada de utilidade pública é a Aavi (Associação Aquática Vale do Itapocu). Segundo informou o autor Jaime Negherbon, a entidade foi fundada em 1º de fevereiro de 2011, e está localizada na Rua Padre Alberto Jacobs. Entre as atividades filantrópicas, esportivas e educacionais já realizadas estão a prestação de serviços parque aquático Krause, a prestação de serviços de salva-vidas em Piçarras e trabalho voluntário orientando banhistas em rios e cachoeiras do município.

Em segunda e última votação foi aprovado, ainda, projeto que reconhece de utilidade pública a Afavi (Associação Filantrópica de Amparo à Vida), por iniciativa do vereador Ademar Possamai.