Estrutura da Polícia Civil é debatida na Câmara

Estrutura da Polícia Civil é debatida na Câmara

Vereadora Natália Lúcia Petry (PSB)

Por sugestão da vereadora Natália Lúcia Petry, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul propõe a criação de uma comissão para pressionar o governo do Estado por investimentos na 15ª Delegacia Regional de Polícia.

A proposta foi levantada pela vereadora na sessão desta quinta-feira, 14, que contou com a participação do delegado regional Uriel Ribeiro.
Natália sugeriu que, em envolvimento conjunto do Executivo, Legislativo e entidades, com interferência do deputado estadual Carlos Chiodini, seja formada uma comitiva para ir a Florianópolis, junto com o delegado, cobrar ações efetivas por parte do governo, quanto a investimentos e prazos. E que participação sejam estendida também dos representantes da região, uma vez que as deficiências no setor atingem aos cinco municípios.

O delegado relatou as principais deficiências da regional, que trata tanto de pessoal quanto de estrutura. Segundo ele, neste semestre está prevista a vinda de oito ou nove agentes e dois delegados, e que para o segundo semestre há uma expectativa e uma promessa de nova ampliação do quadro.

Uriel Ribeiro também disse que há projetos no que tange a estrutura física, porque o número de procedimentos aumentou e as atuais instalações não mais comportam a demanda. Além disto, informou que outro projeto é a criação de uma divisão de investigações criminais.

A vereadora Natália apresentou um levantamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Ele revela que, proporcionalmente à população, Jaraguá do Sul é o município que dispõe do menor quadro de servidores do setor no Estado (vide anexo).  Jaraguá e região contam com 222 mil habitantes, que representam 4% da população estadual, e conta com 34 servidores, o que significa um servidor para cada 6238 habitantes.

“Está na hora de o município e região se posicionarem em relação as nossas autoridades maiores para que tenham o devido respeito com a região. E também respeito aos funcionários que lá trabalham, que estão sobrecarregados e subaproveitados. E isto não é humano. Este é o momento, já que nesta semana se formam investigadores”, defendeu Natália.

Segundo o delegado, a cidade acaba preterida porque as estatísticas levam em conta o número de homicídios, que é relativamente baixo em Jaraguá do Sul.

“Por outro lado, temos mais prisões em flagrantes do que a maioria das cidades”, comentou Ribeiro. Para a vereadora Natália, esta é mais uma questão que o município deve interferir, fazendo com que as estatísticas considerem outros fatores.