Eugênio comenta sobre revitalização das áreas de lazer

Sessão Ordinária e Câmara.com 157O vereador Eugênio Juraszek falou na sessão de terça-feira (07/07), sobre reunião realizada na segunda-feira (06/07), na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, onde foi apresentado o plano de revitalização de todas as áreas de lazer da cidade.

De acordo com o parlamentar, “desde de 2013 tenho grande preocupação em relação as áreas de lazer de nossa cidade. Não hesitei e sempre as trouxe para esta tribuna. Dos meus levantamentos, foram feitos pedidos pelo Ministério Público e a Fundação Municipal de Esportes atendeu prontamente realizando relatório da situação de todas as áreas de lazer de Jaraguá do Sul. As reais condições, os locais, equipamentos e diversos outros apontamentos solicitados pelo MP, e ainda diversas outras informações por iniciativa própria da FME”.

Em 2013, Juraszek levou à tribuna e a imprensa, a situação de diversas áreas de lazer que apresentavam condições precárias. Desta abordagem surgiu um pedido por parte do Ministério Público solicitando um panorama completo de todas as áreas do município. Este levantamento, deu base ao pacote de investimento que a Fundação de Esportes apresentou aos vereadores no mês de maio e para as associações de moradores no dia 06 de julho.

“Infelizmente este levantamento foi necessário, pois a gestão anterior realizou poucos investimentos na área. Os que realizou foram distribuídos de forma equivocada” comentou Juraszek.

Ele parabenizou a mesa diretora da Câmara pelo repasse das sobras da casa a FME. Agradeceu ao prefeito Dieter pela compreensão na necessidade deste investimento na área de lazer e esporte, mesmo num momento de crise, e parabenizou o trabalho da Fundação, em nome do seu presidente Jean Leutprecht.

“Quero agradecer ao atendimento de algumas das minhas solicitações, juntamente com os moradores do bairro Barra do Rio Cerro. Eles receberão área multiesportiva com quadra de basquete; academia ao ar livre; parquinho; futevôlei; vôlei; futebol de areia e arborização completa. Também no Jaraguá 99, uma academia ao ar livre nas margens da Rua Bertha Weege, e no Rio da Luz, onde os moradores vão receber uma cancha de futebol de areia junto a sociedade Guarany”, pontuou o vereador.

Num segundo momento, Juraszek abordou a situação da Escola Henrique Heise, no Rio da Luz. Ele comentou que a quadra não possui cobertura e inviabiliza a prática de educação física pelos alunos. “Fui chamado pela APP e pela direção de escola, eles afirmam que lutam há muito tempo pela cobertura da quadra. Fomos até o local e lá não oferece condições às crianças. Quando o sol não é escaldante, a chuva impossibilita a prática desportiva”.

Eugênio revelou que esteve na secretaria da Educação para obter informações sobre a escola e os motivos do porque esta quadra não tem cobertura. Ele conta que o Secretário Elson Cardozo, repassou que o IPHAN não permitia, devido ao tombamento histórico. “Busquei durante um mês uma reunião com o Instituto e na semana passada conseguimos. Para nossa surpresa não vai ser tão difícil. O local vai precisar de algumas adaptações, como por exemplo, telhas em zinco na cor marrom; lateral em tela; revestimento em madeira na parte superior do telhado”, explicou.

Na manhã de terça (07/07) o edil convocou reunião entre engenharia da Prefeitura, secretaria da Educação, APP da escola e Direção. Neste encontro ficou acertado que o projeto de adequações será iniciado nas próximas semanas e a previsão de conclusão é para o final do mês de outubro. “Já as obras de cobertura dependem de questões orçamentárias e a previsão é para fevereiro no próximo ano”, finalizou.