Ex-secretário participa de reunião da comissão das enchentes

10505477_555511631225782_3077940444891472882_n

Alargar os canais dos rios Jaraguá e Itapocu e criar reservatórios subterrâneos. Essa é a solução, na opinião do ex-secretário de Planejamento, o engenheiro Aristides Painstein, para amenizar os problemas com enchentes em Jaraguá do Sul. Ele participou da reunião da comissão especial, criada pela Câmara de Vereadores, com a finalidade de identificar as obras públicas necessárias para a prevenção e redução dos efeitos dos alagamentos.

Ao sugerir um pacote de medidas de contenção de cheias, Aristides Painstein disse que os rios têm que ser reedificados, não só alargando-os, mas também com áreas de várzea no seu entorno. “A situação da cidade é grave. Não existe solução a curto prazo. As pessoas precisam estar cientes disso”, afirmou.

Ele sugeriu a ex-prefeita Cecília Konell para que realizasse as medidas que poderiam facilitar o escoamento natural das águas, mas que esbarrou na falta de recursos. “O projeto para desassoreamento dos rios foi protocolado no governo federal em 2009 e até agora não liberado”, lembrou.

Aristides salientou que o problema se agrava à medida que há a ocupação desordenada de morros e encostas e a degradação ambiental. “Defendi no período em que ocupei a pasta, a legalização dos loteamentos para o Município regulamentar a ocupação do solo”, frisou.

Para ele, a rápida urbanização, associada à inexistência de planejamento urbano desta área, dá origem a bairros sem nenhuma infraestrutura. “Tem que ter peito para fazer alguma coisa maior”, disse. O ex-secretário propôs ao Conselho Municipal da Cidade (Comcidade) para expandir o perímetro urbano e assim ofertar a possibilidade das pessoas que residem em áreas alagáveis se mudar. “Sou contra a concentração demográfica. Precisamos expandir a cidade para os bairros  João Pessoa, Santa Luzia, Serrinha de Pomerode”, afirmou.

Aristides Painstein destacou que os problemas têm aumentado a cada ano de forma alarmante devido o crescimento desordenado e à consequente ocupação, promovida geralmente pela população mais carente, de novas áreas irregulares. Ele disse ainda que uma medida essencial realizada pela ex- administração foi proibir a ligação de luz e água em loteamentos irregulares. Também interditar e transferir moradores que residiam em áreas de risco.

Prejuízo com as enchentes

O prejuízo calculado com as enchentes de 2008 e 2011 para o Município chegou a R$ 40 milhões.  Enquanto que, de acordo com Aristides Painstein, foram repassados pelos governos federal e estadual apenas R$ 1,8 milhão para ações emergenciais.

Novo membro da comissão

José de Ávila desistiu de participar da comissão. O presidente, Jair Pedri, designou Jocimar de Lima para participar do grupo de trabalho que tem a intenção de elaborar com a participação de todas as esferas públicas, sociedade civil organizada, um plano integrado de reconstrução e prevenção de novos desastres. Jeferson Luís de Oliveira, Eugênio José Juraszek, Jair Pedri, Amarildo Sarti e Jocimar de Lima fazem parte do colegiado que se reúnem em todas as quintas-feiras, a partir das 16 horas, na sala em U, da Câmara de Vereadores.

Foto: Sal/ Folha SC