Falta de vagas em creches

Vereador Justino da Luz (PT)

Na tribuna, o vereador Justino da Luz comentou a iniciativa da Ujam (União Jaraguaense das Associações de Moradores) com relação à falta de vagas nas creches. Juntamente com as mães, moradores do condomínio Dante Minel, a Ujam protocolou na terça-feira, um pedido de providências na Promotoria da Infância e Juventude. Em 2009 foi feito um acordo entre o Ministério Público e a Prefeitura, determinando a abertura de 840 vagas até o final de 2012.

Neste sentido, o vereador disse que seria importante ter a presença do secretário de Educação, Sílvio Celeste, para debater na Câmara de Vereadores, a questão das vagas nas creches.

Ele ira encaminhar um requerimento para que o secretário venha a uma sessão para uma discussão com representante do Ministério Público e comunidade. Justino disse que é preciso esclarecer qual é a necessidade real de vagas em creches e saber quantas foram abertas neste governo.

De acordo com o vereador Lorival Demathê, a situação é bastante crítica, sendo que outro conjunto habitacional será inaugurado nos próximos meses na localidade do Braço Ribeirão Cavalo. Demathê afirmou que conversou com o secretário de Educação. Segundo o vereador, a questão para o atraso na construção de uma nova creche é a burocracia. “O secretário Silvio Celeste está correndo atrás. Nos órgãos públicos a demora é a burocracia. A documentação demora mais do que a construção das creches”, apontou.

Conforme Demathê, há o projeto para a construção de uma creche no local do antigo Autódromo. A licitação deve sair em junho ou julho deste ano, através do PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. “No próximo ano, a Prefeitura vai fazer o possível para entregar esta creche. O Braço Ribeirão Cavalo, em 10 anos, foi o que mais cresceu. Mas com certeza, vai ser resolvido o problema”.