Frente das Ferrovias será convidada a vir a Jaraguá

O vereador Justino Pereira da Luz deve entrar com um requerimento na Câmara de Vereadores solicitando a presença da Frente Parlamentar das Ferrovias do Congresso Nacional em Jaraguá do Sul. A intenção é trazer para a cidade, cortada pela malha ferroviária, a discussão sobre a implantação do sistema ferroviário em Santa Catarina. As ações estão previstas para iniciar este ano.

A sugestão foi feita pelo presidente da Frente, deputado Pedro Uczai, durante o Seminário Regional Ferrovias e Desenvolvimento Regional, ocorrido ontem em Chapecó, onde Justino representou a Câmara de Vereadores. Conforme o vereador, foi assinada a ordem de serviço para elaboração do plano de viabilidade econômica do projeto, no trecho que liga Chapecó ao Porto de Itajaí.

A informação foi dada pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, informando que a licitação deve ser concluída até agosto deste ano. De acordo com Passos, o estudo avaliará a articulação com o Corredor Ferroviário do Paraná, além de indicar a melhor alternativa do traçado da linha férrea no Estado e os modos e modelos operacionais do transporte. Além deste trecho outros dois projetos ferroviários estão previstos nos Programas de Aceleração de Crescimento – PAC1 e PAC2: a Litorânea e a Norte/Sul.

A meta do Governo Federal, apresentada pelo ministro, é expandir de 29 mil quilômetros para 40 mil a malha ferroviária no País até 2020. “Estão previstos investimentos de R$ 200 bilhões em ferrovias até 2025 para construção, recuperação, estudos e projetos. Desses, R$ 33 bilhões serão direcionados ao sul do Brasil”, complementou.

Justino aproveitou a oportunidade para conversar com o ministro sobre as obras de duplicação da BR-280. Segundo Passos, está mantida a programação para abertura da licitação no mês de setembro.