Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Grupo de Trabalho busca viabilidade técnica do transporte coletivo

COMPARTILHE

DSC04673Redefinição de traçado, caracterização de demanda, definição e localização de terminais e estações de embarque/desembarque, estimativas e projeção de linhas e a avaliação de necessidades. Estes foram os temas abordados na 2º reunião do Grupo de Trabalho, realizada na tarde de ontem, 29, na Câmara de Vereadores.

No encontro, a concessionária de transporte Canarinho entregou relatório, contendo mais de 600 páginas, detalhando a organização operacional do transporte coletivo e o impacto financeiro de cada uma delas. Por sugestão do representante do movimento Jaraguá em Foco, Sérgio Peron, para que não haja sobrecarga, o trabalho será dividido em partes entre os membros do grupo.

Como primeira medida, o gerente de Operacional da empresa, Rubens Missfeldt solicitou estudos para se reduzir a capacidade ociosa do transporte coletivo do município que hoje é de 1,7 milhão ao mês. O sistema comporta 2,5 milhões de passageiros e apenas 783 mil utilizam o transporte coletivo, divididos em 1.136 viagens por dia útil, 804 viagens aos sábados e 502 viagens aos domingos. Com base nas sugestões populares, o trabalho será centralizado na analise das necessidades de cada linha do transporte coletivo.

Do grupo, coordenado pelo vereador Arlindo Rincos, participam representantes dos poderes públicos e da sociedade, como os parlamentares João Fiamoncini e José de Ávila, representantes dos movimentos populares Jaraguá em Foco, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Católica SC e da União Jaraguaense das Associações de Moradores (Ujam), do Executivo, da concessionária de transporte Viação Canarinho.

Os participantes buscam elaborar um projeto que contemple um amplo planejamento definido a frequência das viagens, a programação operacional para que o usuário tenha condições de chegar ao seu destino, abrigos nas paradas de acordo com as distâncias previstas nas normas de engenharia de trânsito, veículos confortáveis, garantido um serviço de qualidade. O documento servirá de sugestão ao Executivo para renovação do contrato de concessão em 2016.