Investimentos em moradias populares

Vereador Ademar Possamai (DEM)

A Câmara de Vereadores aprovou, em votação única, projeto de lei autorizando despesas com infraestrutura para doação, construção de unidades habitacionais ou reformas e com a implantação de infraestrutura urbana, pertinentes ao Frohab (Fundo Rotativo Habitacional) de Jaraguá do Sul.

O líder de governo, Ademar Possamai explicou que o projeto contempla o programa Minha Casa, Minha Vida no município. Ele também informou que os terrenos ainda não foram adquiridos e que a proposta abrange cinco condomínios habitacionais.

O vereador Justino da Luz afirmou que o valor do repasse irá atender as famílias atingidas pelas chuvas em 2008. Serão contempladas 100 famílias e serão construídas 43 casas, cada uma no valor de 14 mil reais, disponibilizados via Caixa Econômica Federal. De acordo com o vereador, a Prefeitura investirá mais 4 mil reais, totalizando 18 mil reais de investimento para o programa. “A preocupação é com o prazo da conclusão dessas obras”, disse.

O vereador Francisco Alves destacou que a partir do Minha Casa, Minha Vida, as pessoas veem a oportunidade de terem suas moradias. Ele ressaltou a preocupação com a infraestrutura para evitar qualquer desastre.

Para a vereadora Natália Lúcia Petry, é preciso fazer um planejamento de dimensão desses imóveis, devido à proporção das famílias. Natália disse que é uma questão para se pensar nos próximos investimentos habitacionais.

Possamai esclareceu que a dimensão da habitação está de acordo com as normas do programa e da liberação da Caixa. O vereador afirmou que agora é o momento de recomeçar a vida e a cidade está aproveitando a liberação de recursos.

O vereador Afonso Piazera Neto manifestou preocupação com loteamentos irregulares e disse que a vinda da secretária Maristela Menel Roza, irá esclarecer as dúvidas sobre estes projetos.