Jair Pedri aborda situação de igreja interditada

Sessão Ordinária 089Na sessão de terça-feira (07/04), o vereador Jair Pedri utilizou o espaço da Palavra Livre para discutir a situação da Igreja Nossa Senhora da Luz, no bairro Rio da Luz, interditada desde 2009. O parecer da Defesa Civil aponta as condições geológicas com risco de deslizamentos e o alto custo de uma intervenção na encosta como causas para uma intervenção definitiva do local. O laudo sugere ainda que as edificações da igreja devam ser demolidas.

Jair Pedri acredita que o laudo é contraditório e questiona o alto custo de intervenção como motivo para o fechamento da igreja. “O custo pode ser alto, mas pode ser que alguém ajude a fazer”, afirma. Para ele, o Poder Público pode auxiliar a comunidade a revitalizar o edifício religioso. “Não admito que se interdite esta localidade definitivamente. Algo pode ser feito”, declara.

Segundo o vereador, a comunidade procurou resolver a situação dialogando com a administração pública. “Uma das sugestões era que se arrumasse o que precisa ser arrumado, mas isso não pode porque a igreja está interditada definitivamente”, lamentou. Outra alternativa seria que o município fizesse uma concessão de um espaço público para os fiéis da igreja. Uma permuta foi proposta, mas conforme moradores, a administração teria afirmado que não poderia ficar com o terreno para resolver a situação do prédio interditado.

A demolição da edificação também preocupa a comunidade e o vereador. “Quem vai demolir? Com a autorização de quem?”, questiona Jair ao informar que o prédio é tombado pelo patrimônio histórico. “Nem demolir não pode porque é um local preservado”, comenta.

Para o vereador Jeferson de Oliveira, o tombamento histórico do prédio demonstra o interesse público da localidade e justificaria um investimento em reformas. “Não vejo ilegalidade alguma em uma situação que é de tombamento”, afirmou.

João Fiamoncini conta que no ano passado trouxe a questão para a Casa quando foi procurado por moradores na comunidade, mas não acredita que os danos causados pelos deslizamentos tenham afetado a estrutura de tal forma que justifiquem uma interdição definitiva. “Em minha opinião falta vontade de resolver a situação”, declarou.

A presidente da Casa, Natália Lúcia Petry, lembrou que uma indicação foi enviada ainda em 2009 para a Defesa Civil solicitando a revisão dos imóveis interditados na época. “Eu tenho certeza que conseguiríamos liberar mais de 50% dos prédios fechados em 2009”, afirmou. Natália conta que está tratando do assunto com o prefeito Dieter Janssen e que solicitará a participação do secretário da Defesa Civil em uma próxima reunião para que o assunto seja tratado com rapidez.

O vereador Jair Pedri considera importante que o município encontre alguma maneira de ajudar a comunidade do bairro Rio da Luz. “Se não houver solução, então que façamos uma permuta”, afirmou. “No terreno poderíamos construir um prédio que serviria para algum projeto do Poder Público”, finalizou.