Jair Pedri denuncia más condições no Procon

Sessão Ordinária 025O vereador Jair Pedri utilizou o momento da Palavra Livre durante a sessão ordinária desta terça-feira (05), para alertar os demais pares sobre a situação do prédio onde o Procon está instalado em Jaraguá do Sul. Pedri apresentou imagens e um relatório assinado por um técnico e um engenheiro da área de segurança do trabalho que confirmam as condições desfavoráveis do local.

As imagens retratam fiações expostas, paredes e piso descascados, mofo por conta da umidade, móveis com uso prolongado, computadores quebrados e outros. Segundo Jair Pedri, a administração paga por mês três mil reais de aluguel pelo espaço. O vereador informou que o laudo assinado por profissionais da segurança do trabalho sugere algumas adequações como a adequação da fiação elétrica.

A atualização das tomadas elétricas aos novos padrões, manutenção das paredes do prédio com reboco e pintura, higienização do piso, manutenção de extintores vencidos, instalação de fita antiderrapante nos degraus, substituição dos móveis e estão entre os ajustes necessários. A solicitação de alvará de funcionamento emitido pelos bombeiros e o alvará de funcionamento da vigilância sanitária foram as adequações que mais indignaram o vereador. “Por muito menos outros estabelecimentos já foram fechados na cidade”, dispara.

Jair Pedri informou que solicitará, por meio de um pedido de informação oficial, o envio destes alvarás e explicações sobre a situação. “A lei vale para todos”, afirma. Conforme Pedri, caso estes documentos não sejam enviados dentro do prazo regimental de 15 dias, ele solicitará a interdição do Procon de Jaraguá do Sul. “Assim o farei por se tratar de um ambiente inseguro para os munícipes”, declarou.

O vereador Pedro Garcia, líder de governo na Câmara, informou que irá investigar se o prédio realmente não atende todas as exigências de funcionamento e se existe um calendário de adequação. Garcia se demonstrou preocupado com a situação uma vez que o órgão recebe um fluxo grande de pessoas. “Irei verificar o que está acontecendo”, se comprometeu.