Jair Pedri lê apelo de munícipe na câmara

Sessão Ordinária e Câmara.com 190O vereador Jair Pedri voltou a comentar a situação do Serviço de Atendimento Domiciliar, SAD, na sessão ordinária dessa terça-feira (09/06). Dessa vez, ele utilizou a tribuna para ler um contato que recebeu de uma munícipe apelando por melhorias no programa. Jair conta que a jaraguaense necessita da troca diária de curativos há cinco anos por conta da diabetes. A difícil cicatrização das feridas exige que ela se dirija até o posto de saúde para realizar o procedimento.

A munícipe relata que não é fácil ir todos os dias ao posto de saúde. Segundo ela, seus curativos sempre foram feitos pela manhã após o banho, mas agora não pode mais ir ao posto com a ferida exposta e aberta. “Se tomo banho antes de ir ao posto preciso utilizar os curativos velhos para tapar o local e se tomo depois, preciso fazer acrobacias para não molhar o curativo limpo”, lê o vereador. A moradora acredita que a regra de economia na administração seja válida, mas que ela deva valer em outros setores e serviços. “A economia é tanta com gaze e faixas que tem dias que parece que saio do posto sem curativos”, afirma na carta. Ela conta ainda que não consegue ir até o PAMA para realizar os curativos durante os finais de semana e que acaba lavando as faixas usadas. “Não é o correto, mas não sei o que é pior: reutilizar as faixas ou ficar sem curativos”, lamenta.

Para o vereador, economizar é importante, mas existem alguns setores que não podem exagerar desta maneira. “Peço que leve esse apelo ao Executivo para que retomem o programa em plena forma”, declarou pedindo apoio do colega e representante do governo na Câmara, Pedro Garcia.

Jair Pedri conta que na semana passada ouviu em uma rádio da região, uma pessoa fazer uma denúncia que faltava papel higiênico em um posto de saúde do município. Segundo Jair, a secretária da Saúde afirmou que até na segunda-feira, 08, a situação estaria normalizada. “Qualquer um de nós pegaria um fardo de papel colocaria porta-malas e levaria na hora”, afirma. “Isso não é economia, é um erro e um erro grosseiro de falta de organização dentro dos setores administrativos”, dispara.

Jeferson de Oliveira comenta que funcionários da prefeitura reclamaram previamente sobre a falta de papel toalha na Secretaria da Saúde. “Deixamos passar despercebido, mas agora falta papel higiênico também. Onde está o responsável pela licitação que deixou atrasar de novo?”, cobra.

Pedro Garcia afirma que os curativos passaram a acontecer nos postos por ser mais higiênico e que a distribuição de material está mais controlada para evitar desperdícios. “Levarei sua reinvindicação para a secretária da Saúde porque acredito que pessoas acamadas precisam desse atendimento”, afirma.

Jair Pedri aproveitou ainda para cobrar posicionamentos mais transparentes da administração. Segundo ele, na última semana, o prefeito deu uma entrevista equivocada de duas páginas para um jornal local. “Que houve avanços na saúde com certeza, mas falta muito ainda principalmente em serviços básicos”, destaca.