Jaraguá do Sul deve integrar consórcio de saneamento

vereador Jean Leutprecht (PCdoB)

O município deve passar a integrar o consórcio público denominado Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – Aris. O projeto de lei autorizativo foi aprovado de forma unânime pelos vereadores em primeiro turno de votação, nesta terça-feira, 27.

O vereador Jean Leutprecht defendeu o ingresso de Jaraguá do Sul, informando que a Aris foi instituída no ano de 2009 em São José, desde então agregando diversas cidades catarinenses. Entre os benefícios deste modelo, o vereador citou a diluição de custos de estruturação e operacionalização entre os entes consorciados.

Ademar Possamai também comentou que outra vantagem é a uniformização de normas impostas aos prestadores de serviços de saneamento, através de uma concepção regionalizada.

Para o vereador Amarildo Sarti, o consórcio é o caminho mais apropriado para a busca de recursos para os investimentos necessários na área. Justino da Luz comentou que a proposta vai ao encontro das questões defendidas nas audiências do plano municipal de saneamento.

O texto ainda volta ao plenário para segunda votação antes de ser devolvido ao Executivo.