Juraszek busca implantação Ensino Médio na região da Barra

Sessão Ordinária 080O vereador Eugênio Juraszek (PP), usou a tribuna na sessão de quinta-feira (11/06), para defender indicação 243/2015 de sua autoria, que solicita ao Instituto Jourdan levantamento especifico acerca da demanda de escola de ensino médio na região da “Grande Barra”, que engloba os bairros Barra do Rio Cerro, Jaraguá 99, Jaraguá 84, Garibaldi, Rio da Luz, Rio Cerro I e II.

Segundo o parlamentar “A região da possui a maior população demográfica da cidade, aproximadamente 30 mil habitantes e está em grande expansão. Só o bairro Jaraguá 99 terá sua população duplicada em 03 anos, passando de 3.600 habitantes para aproximadamente 7.000”.

O pedido está direcionado ao crescimento da demanda de alunos que entrarão no ensino médio nos próximos cinco anos, bem como os que frequentam o ensino médio atualmente. “A região possui somente a Escola Duarte Magalhães e uma extensão na Escola Municipal Santo Estevão. É óbvio que não suportará esse aumento de estudantes”, ressaltou. Para Juraszek, o levantamento ainda deve levar em conta os alunos que residem nestes bairros, mas que estudam em escolas em outros locais, como ocorre com a Escola Abdon Batista e Roland Dorbusch.

Ele destaca ainda que o crescimento dessa região é facilmente observado na especulação imobiliária, onde diversos novos loteamentos e conjuntos habitacionais verticais (condomínios) estão sendo construído. “O bairro Jaraguá 84 possui 04 novos loteamentos concluídos e mais 05 esperando aprovação junto a Prefeitura. No Jaraguá 99 são três condomínios prontos e 02 condomínios em construção. Na Barra por sua vez, possui novos prédios residenciais, comerciais e diversos loteamentos. Já o Rio Cerro é no momento o alvo de empresas que procuram incorporar condomínios fechados para famílias de classe média e instalação de diversas empresas”, exemplificou o parlamentar.

De acordo com Juraszek foram Iniciadas conversas no ano passado. “Fomos em busca de informações junto a SDR e ao próprio governo do Estado. Encontramos uma área pertencente ao município de 5.600 m² e pedi a análise de sua viabilidade, Da mesma forma procurei o então deputado, hoje secretário Carlos Chiodini, que comprometeu-se em unir forças, juntamente com o Prefeito Dieter Janssen para verificar esta situação. Agora vamos esperar e cobrar o levantamento técnico e partir pra cima do Governo do Estado”, finalizou.