Lâmpadas de LED pode ser obrigatória para novos loteamentos

DSC08853

O plenário da Câmara aprovou na sessão de ontem, 25, em primeiro turno de votação, a obrigatoriedade da utilização de lâmpadas de LED (Diodo Emissor de Luz) nos loteamentos a serem implantados no município. Todos os votos foram favoráveis.

Ainda que válido somente aos novos empreendimentos, o propositor Jeferson de Oliveira acredita que a medida irá estimular uma tendência no município, levando gradativamente a substituição das lâmpadas tradicionais pelas de LED, no que toca à responsabilidade do poder público.

Na defesa do projeto, o vereador apontou as vantagens do uso como, por exemplo, a economia propiciada, que gira em torno de 70% no comparativo com as lâmpadas incandescentes e fluorescentes. “A partir deste dado pode-se inclusive rediscutir o valor da Cosip (taxa de iluminação pública)”, sugere.

Oliveira também destacou o fato de as lâmpadas LED serem totalmente ecológicas, e a qualidade das mesmas, mais resistentes. Sua durabilidade pode superar em cinco vezes as lâmpadas convencionais. Ele avalia, assim, que a utilização das LEDs resultará na diminuição dos trabalhos de troca e manutenção pela Prefeitura.

O projeto de lei passa por segunda votação amanhã, 27, antes de ser enviado para o Executivo.