Líder de governo faz levantamento de obras

11073428_425786824264158_4115741480910536319_nO líder de governo na Câmara, Pedro Garcia, utilizou a tribuna na sessão desta terça-feira (17/03), para listar as principais obras desenvolvidas pelo Poder Executivo. Segundo Garcia, desde 2013a administração do prefeito Dieter Janssen investe em todas as áreas do município.

Entre as obras, destaca-se a construção da ponte entre os bairros Rau e Amizade que será a maior de Jaraguá. A obra, que tem um investimento de R$ 8,3 milhões, contará com quatro pistas para veículos, dois passeios para pedestres e ciclofaixa. Pedro citou também a construção do Centro Inovação na região do Rau e Três Rios do Norte. O espaço vai abrigar microempresas voltadas para inovação. Projetos de pavimentação e manutenção em diversas ruas de bairros da cidade também estão em execução. “Só no ano passado foi realizada a manutenção de 1.398 quilômetros de ruas não pavimentas”, informou.

Para melhorar a mobilidade, o governo municipal trabalha no projeto da Ciclovia do Trabalhador. O projeto está em fase de conclusão e a licitação da obra deve ser feita ainda neste semestre. O projeto prevê a implantação de 9,5 quilômetros de ciclovia que vai cruzar Jaraguá de Leste a Oeste. Na área de saneamento básico, o vereador informou que o Samae deve concluir a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro São Luís ainda este ano. “O investimento é de R$ 23 milhões da Caixa e R$ 10 milhões de recursos próprios”, contabilizou Garcia. Com a conclusão das redes e desta estação, a cidade irá atingir 82% de esgoto tratado.

A construção de cinco novos Centros de Educação e a ampliação de oito escolas também fazem parte dos investimentos do Poder Executivo na educação. Além disso, a Prefeitura adotou o ensino integral em quatro escolas municipais e pretende ampliar para outras cinco ainda este ano. A construção do novo Centro Esportivo Murillo Barreto de Azevedo, no bairro Tifa Martins, com área de 77 mil metros quadrados é um dos maiores ganhos na área de esportes, uma vez que o espaço poderá ser usado para a prática de diversas modalidades.

A renovação do Centro de Convivência da Terceira Idade beneficiará o setor social. O Centro muda em maio para o pavilhão C do Parque de Eventos e contará com mais espaço para as atividades destinadas à terceira idade do município. Na área do meio ambiente, a atual administração trabalha com conscientização da população sobre a reciclagem com o Programa Recicla Jaraguá. A coleta do material reciclado na cidade triplicou com a distribuição do saco verde. “Houve um aumento na coleta seletiva de 3% para 10% desde 2013 com a média de 500 toneladas de material recolhido e reciclado por mês”, afirmou o vereador.

O líder de governo informou que o trabalho de desassoreamento de cerca de 50 pontos nos rios e a construção de muros de contenção são obras importantes para a prevenção de enchentes. O desassoreamento está ocorrendo em mananciais do Rio Cerro Segundo, Rio da Luz, rios Jaraguá e Itapocu. Na iluminação pública, foram instaladas em 13 ruas, 275 lâmpadas em LED que geram 45% de economia. “Essas lâmpadas causam menor impacto ambiental e tem o dobro de vida útil”, disse.

Pedro Garcia afirma que a atual administração investiu R$ 140 milhões na manutenção do sistema de saúde municipal, passando de 20% para 24% o total do orçamento da Prefeitura. “Jaraguá está entre os municípios do Estado que mais investem em saúde”, atentou. As inaugurações de postos de saúde nos bairros Amizade, Chico de Paulo, Rio Molha, Santa Luzia e Boa Vista também foram lembradas. Garcia complementou que ainda este ano devem ser entregues novas unidades nos bairros Águas Claras e Jaraguá 84.

Segundo o vereador, estão sendo investidos R$ 550 mil na construção e reforma de 272 pontos de ônibus. A construção da Praça da Apae, que já está em fase de conclusão, e a entrega de 605 unidades habitacionais também foram algumas das obras realizadas pelo executivo listadas por Pedro Garcia. “Outras 964 casas estão em construção e só foram viabilizadas através da parceria entre a prefeitura jaraguaense e o Programa Minha Casa, Minha Vida”, finalizou.