Medição de pressão nos postos de saúde

vereador Vilmar Delagnolo (PT)

O vereador Vilmar Delagnolo sugeriu que os médicos façam eles mesmos a aferição da pressão nos pacientes no Centro Vida. Disse isto diante das filas que têm se formado para o procedimento. “E fica todo mundo junto, idosos, doentes, portadores de deficiência, senhoras grávidas. Chega a ter mais de 60 pessoas na fila”, relatou Delagnolo, que esta semana esteve no local.

Segundo ele, nesta unidade são apenas duas funcionárias para dar conta do serviço que, acredita, seria otimizado se feito pelo próprio profissional médico durante a consulta. Por outro lado, elogiou o atendimento médico que, segundo ele, aconteceu na hora marcada para ele e outros pacientes que se encontravam no local.

Vereador comemora lei sancionada

De retorno à Casa, o vereador também manifestou satisfação com a sanção da lei complementar que institui direito ao endereço a proprietários e possuidores de imóveis residenciais dentro da política urbana de Jaraguá do Sul. A proposta foi apresentada por Delagnolo em abril do ano passado, tendo sido aprovada pelo plenário no mês de novembro e sancionada também naquele mês pela prefeita Cecília Konell. “Fico contente e a comunidade jaraguaense agradece”, disse.

A lei garante aos cidadãos contribuintes o direito a ter endereço, ainda que em ruas ou loteamentos irregulares. Quando da sua apresentação, o vereador informou que se tratava de atender ao princípio constitucional do direito à moradia e da dignidade da pessoa humana. O benefício é aplicado a proprietários e possuidores de imóveis residenciais, que se encontrem pagando regularmente o imposto predial há no mínimo cinco anos.