Minuto de silêncio pelo falecimento de ex-vereador

Na abertura da sessão desta terça-feira, 27, o presidente Ademar Winter concedeu um minuto de silêncio em razão do falecimento do ex-vereador Orlando Bernardino da Silva.

O vereador Jean Leutprecht fez um breve relato sobre a atuação do Bernardino no município, para onde veio morar com somente 15 dias de vida, “por isto se considerava jaraguaense de nascimento”.

Orlando Bernardino da Silva era cirurgião dentista por profissão, tendo atuado por muitos anos com odontologia social, começando pelo Sesi, Sindicato do Vestuário e credenciando pelo então INPS. “Por mais de 30 anos recebeu salário irrisório contribuindo para que os pobres também pudessem ter assistência dentária gratuita. Por muitos anos também foi o único profissional a atender os aidéticos”, comentou Leutprecht.

Também foi professor, funcionário do banco Inco e foi um dos fundadores do Grupo de Escoteiros Jacoritaba, dos Bombeiros Voluntários e da Apae. Na vida política, Bernardino foi presidente do PRP (Partido de Representação Popular), na década de 1960. Em 1963 ingresso no PSD e foi eleito vereador em 1966 pela Arena, com mandato até 1970. Pelo Ato Institucional e Decreto Lei 864 teve seu mandato cassado assim como todos os parlamentares em 1969. Também foi um dos fundadores do MDB e depois do PMDB, que presidiu e foi vice-presidente. Foi candidato a vice-prefeito em 1978. Depois de uma passagem pelo PTB, ingressou no PSDB, no qual permaneceu até os dias atuais.