Moção apela por passarelas para pedestres na BR-280

Iniciativa partiu do vereador Afonso Piazera Neto

A Câmara de Vereadores vai enviar uma moção ao coordenador do Dnit, João José dos Santos, apelando para que seja agilizada a implantação de passarelas para pedestres sobre a BR-280, na área urbana de Jaraguá do Sul. Subscrita por todos os vereadores, a proposição considera o intenso tráfego de veículos, a necessidade de pedestres atravessarem a rodovia, o elevado número de atropelamentos e acidentes e a existência de dotação orçamentária no Dnit para melhorias operacionais.

O vereador Afonso Piazera Neto (PR) disse que, em contato com o engenheiro do Dnit, foi informado da existência do projeto de melhorias e, “que se houver pressão talvez possamos conseguir a implantação de algumas passarelas sobre a BR, no perímetro urbano”.

Piazera também disse que vai agendar reunião com o coordenador do Dnit para reforçar o pleito. “A Waldemar Grubba é BR, e nela estão sendo implantados redutores de velocidade. Seria muito mais seguro e mais tranquilo se pudéssemos oferecer uma travessia com segurança”, comentou.

O vereador Jaime Negherbon (PMDB) lembrou que também já formalizou o pedido em outras oportunidades. Além da Waldemar Grubba, também aponta a necessidade de passarela próxima ao Posto Marcolla e na Barra do Rio, nas proximidades da empresa Malwee.

Ademar Possamai (DEM) ponderou que, em frente a Weg 2 já existe um túnel, que não é usado por muitos dos trabalhadores que circulam por aquela região. “A gente vê o quanto as pessoas não estão sensibilizadas para o risco a que se submetem a cada dia. Acho que devemos de fato investir no trânsito, mas também é preciso educação e consciência”, ponderou.

O vereador Justino da Luz (PT) informou que em junho próximo encerra o contrato do Crema (Contrato de Reabilitação e Manutenção de Rodovias) e que a partir de julho tem início o Crema 2. No valor de R$ 20 milhões, o contrato prevê, entre outras melhorias, a pavimentação dos dois lados do acostamento da rodovia, a partir do Posto Marcolla até Nereu Ramos.

Também comentou que esteve na manhã de ontem, 29, em reunião com o engenheiro do Dnit, Antônio Bessa, acompanhado de vereadores de Schroeder e Guaramirim e de representantes da comunidade solicitando melhorias para o trecho urbano da BR-280.

Ele sugeriu que, além do Dnit, a moção seja enviada para a Frente Parlamentar Catarinense, presidida pelo deputado Edinho Bez (PMDB), com quem Justino e Jean Leutprecht (PC do B) estiveram reunidos em Brasília. “Ele se colocou a disposição para articular junto com os ministérios, buscando este apoio”, disse.

O vereador Francisco Alves (PT) sugeriu uma ampla campanha envolvendo os órgãos de comunicação, envolvendo poder público e empresas, trabalhando a questão da consciência dos motoristas, visando diminuir o número de acidentes e mortes na rodovia.